Guarujá

Guarujá, SP, inaugura primeira fase do Complexo Regulador de Saúde; entenda como funcionará


Local realizará o gerenciamento da regulação dos leitos de urgência e emergência da rede municipal, entre outros serviços. Guarujá, SP, inaugura primeira fase do Complexo Regulador de Saúde
Helder Lima/Prefeitura de Guarujá
A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, inaugurou a primeira fase do Complexo Regulador Municipal de Saúde. O local realizará o gerenciamento da regulação dos leitos de urgência e emergência da rede municipal e funcionará em uma sala cedida pelo Hospital Santo Amaro (HSA).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a prefeitura, antes, o serviço funcionava com plantões médicos à distância. Agora, o atendimento ganha mais autonomia, já que a Secretaria Municipal de Saúde utilizará o software cedido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo na gestão dos leitos, o Sistema Siresp, utilizado na Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross).
Complexo Regulador Municipal
O Complexo Regulador Municipal foi estruturado em três frentes: Regulação Ambulatorial, Regulação Municipal de Urgência e Unidade de Avaliação, Auditoria e Contratualização.
O Complexo Regulador será responsável pela articulação de vagas hospitalares no município e serviços de referência, gerenciamento de consultas e exames especializados na rede municipal de saúde, além da auditoria de contratos de prestadores de serviços.
Por isso, uma equipe formada por médicos reguladores, enfermeiros e funcionários administrativos foi contratada para atuar durante 24 horas, em escala de revezamento. Os profissionais assistem e regulam as vagas na rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), além de auxiliar na avaliação dos casos de transferências para a Rede Hospitalar Municipal e Regional.
A área também consegue cruzar dados para verificar se o paciente possui convênio médico e, dessa forma, realiza a transferência para serviços da rede particular da qual o paciente tenha acesso.
Guarujá, SP, inaugura primeira fase do Complexo Regulador de Saúde
Helder Lima/Prefeitura de Guarujá
Mais atendimento
Segundo a Prefeitura de Guarujá, com a implantação do Complexo Regulador, a capacidade de agendamento pela central de vagas da rede será ampliada, otimizando a oferta de consultas e exames especializados. Para que o tempo de espera por atendimento seja reduzido, o número de agendamentos por mês deverá ter um acréscimo de 50% das vagas ofertadas atualmente.
Além da ampliação da capacidade de atendimento, foi implantada a priorização dos casos. Todos os encaminhamentos passam nas mãos de médicos reguladores que realizam avaliação de acordo com o quadro clínico registrado na guia, para agendamento mais breve, quando necessário.
Avaliação, Auditoria e Contratualização
Na Unidade de Avaliação, Auditoria e Contratualização, será feito o gerenciamento dos contratos, sistemas, produções e prestação de serviços no SUS. A partir da análise dos contratos, será possível repactuar o número de oferta com prestadores de acordo com a real demanda do município. No Complexo, também será feita a fiscalização do cumprimento dos serviços estipulados em contrato.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »