Tecnologia

SpaceX lança astronautas da missão Ax-3 com sucesso para a Estação Espacial

O primeiro lançamento espacial tripulado de 2024 finalmente aconteceu nesta quinta-feira (18). A SpaceX lançou o quarteto de astronautas da missão Ax-3, da Axiom Space, diretamente para a Estação Espacial Internacional (ISS), a partir de um foguete Falcon 9 que decolou do Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), às 18h49 (horário de Brasília).

De acordo com a Axiom, os quatro astronautas da missão irão atracar na ISS no sábado (20) às 07h15 (horário de Brasília). A tripulação então deve permanecer por cerca de duas semanas no espaço antes de retornar à Terra.

O que você precisa saber

  • A missão Ax-3 da Axiom Space finalmente foi lançada nesta quinta-feira (18);
  • Os astronautas decolaram de Cabo Canaveral, na Flórida, às 18h49;
  • A bordo de um foguete Falcon 9, da SpaceX;
  • Eles devem chegar na ISS no sábado (20);
  • Primeiro lançamento tripulado de 2024 deveria ter originalmente ocorrido na última quarta-feira (17), mas precisou ser remarcado.

Que missão é essa?

Apesar da participação da NASA no lançamento, esse é um um voo privado (não governamental), gerenciado pela Axiom Space, que como o próprio nome sugere, será o terceiro lançamento com financiamento privado a visitar a ISS. A tripulação deverá então conduzir cerca de  30 experimentos científicos durante seu tempo por lá.

  • Esse foi o primeiro lançamento tripulado partindo de Cabo Canaveral desde a missão Apollo 7, em outubro de 1968;
  • Dessa vez, foi usada a cápsula Crew Dragon a bordo do Falcon 9;
  • Essa também é considerada a primeira missão privada totalmente europeia a levar astronautas para o espaço. 

Quem são os membros da missão?

A bordo da missão Ax-3 estão Michael López-Alegría, um ex-astronauta da NASA que agora trabalha para a Axiom (que será o comandante); o coronel Walter Villadei, da Força Aérea Italiana; o astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Marcus Wandt; e o engenheiro eletrônico Alper Gezeravcı, que se tornou o primeiro cidadão da Turquia a chegar ao espaço.

Leia mais:

López-Alegría também comandou a missão Ax-1 ao laboratório orbital, lançada em abril de 2022. Já o segundo voo da Axiom para a ISS (Ax-2), foi lançado em maio de 2023, comandado pelo ex-astronauta da NASA Peggy Whitson, que passou mais tempo total no espaço (675 dias) do que qualquer outra pessoa do continente americano.

O post SpaceX lança astronautas da missão Ax-3 com sucesso para a Estação Espacial apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »