Guarujá

Fortaleza da Barra Grande completa 441 anos de história

O equipamento é gerido pela Prefeitura, em consonância com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e o Iphan

A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande completa 441 anos de existência nesta quarta-feira (24). O equipamento, que é reconhecido como Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), conta com um rico acervo que remete à história da Cidade. O equipamento é administrado pela Prefeitura de Guarujá.

Em 2020, a Administração Municipal recebeu permissão da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para gerir o equipamento durante 20 anos – em consonância com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat) e o Iphan.

Localizada entre a Praia do Góes e a Praia de Santa Cruz dos Navegantes, a fortaleza foi construída com objetivo de defender o Porto contra o ataque de invasores. Na fortificação, funciona o primeiro museu histórico da Cidade, que tem como objetivo resgatar a identidade e a memória da população guarujaense.

Conjunto de Fortificações do Brasil

A Fortaleza da Barra concorre ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para integrar o Conjunto de Fortificações do Brasil, representando o Estado de São Paulo.

Visitação

A visitação acontece de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas; aos sábados, das 10 às 16 horas; e, aos domingos, das 9 às 15 horas. Para o agendamento de visitas e outras informações, basta ligar no telefone (13) 3384-6194.

Como acessar o equipamento

Para quem está em Guarujá, o acesso é pela Estrada Santa Cruz dos Navegantes, na Rua Messias Borges, 380 – entre a Praia do Góes e Praia de Santa Cruz dos Navegantes. Vindo de Santos, é possível pegar as barcas que partem da ponte Edgar Perdigão, na Ponta da Praia.

The post Fortaleza da Barra Grande completa 441 anos de história first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »