Economia

Serenata de Amor volta à receita original após pesquisa às cegas feita com consumidores; entenda


Garoto tinha mudado a embalagem e o Serenata tinha deixado de ser bombom. Mas, após ouvir os capixabas em uma pesquisa, o chocolate vai voltar a ser inspirado na fórmula original e deve chegar às lojas em maio desse ano. Serenata de Amor é fabricado pela Chocolates Garoto
Manoela Albuquerque / G1 ES
Depois de mudanças em um dos chocolates mais famosos do Brasil, o Serenata de Amor vai voltar a ser bombom. Após a venda da Garoto, finalizada em junho de 2023, o Serenata tinha virado “wafer”, que é um tipo de biscoito com massa fina. Até a embalagem havia mudado. Mas a empresa informou que, após uma pesquisa às cegas com capixabas, o Serenata mais parecido com o de antigamente vai voltar às lojas a partir de maio de 2024.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo a empresa, a introdução da nova fórmula do Serenata de Amor foi resultado de um teste às cegas realizado com os consumidores capixabas, que revelou uma ótima aceitação da novidade entre os consumidores locais. A marca nasceu no Espírito Santo, em 1929, e a fábrica ainda fica localizada em Vila Velha, na Grande Vitória.
???? Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
A Garoto reforçou ainda que a nova receita foi inspirada na fórmula original do produto, e não comentou sobre como será a nova embalagem. O bombom deve voltar à fórmula que era usada até 2002, quando a empresa foi vendida para a Nestlé.
Desde então, muitos consumidores perceberam mudanças no sabor do produto, alvo de reclamações também na internet. Nos últimos anos, o chocolate chegou a virar wafer, como forma de fugir de impostos, e mudou até a embalagem.
A Garoto vai fechar? O Serenata de Amor vai acabar? Veja o destino da fábrica de chocolates no ES após aprovação da aquisição pela Nestlé
O g1 procurou a empresa para entender como foi feita a pesquisa, mas a assessoria da Garoto divulgou apenas uma nota. “Nas próximas semanas, faremos uma divulgação completa apresentando todos os detalhes da mudança”.
Confira a nota da Garoto na íntegra:
“Garoto está em constante busca pelo aprimoramento dos produtos para atender às necessidades e aos desejos dos consumidores. No Espírito Santo, onde o portfólio é amplamente amado, a marca mantém uma sólida conexão com o público. A introdução da nova fórmula do Serenata de Amor foi resultado de uma pesquisa realizada com os capixabas, conduzida pela IPSOS, que revelou uma ótima aceitação da novidade entre os consumidores locais. A nova receita foi inspirada na fórmula original do produto. A novidade chegará às gôndolas a partir de maio.”
Serenata de Amor, da Garoto
Vitor Jubini/Rede Gazeta
Polêmica não é de agora
A mudança de bombom para wafer foi bastante questionada na época. A alteração foi feita principalmente por causa dos impostos incidentes sobre esse produto.
Enquanto chocolates e produtos fabricados com ele estão sujeitos à alíquota de 5% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o wafer pagava 0% dessa tributação. Essa simples mudança na classificação do produto tinha um potencial enorme de gerar economia para os cofres das indústrias.
A advogada tributarista Sâmara Gomes disse que o sistema tributário brasileiro é muito completo e tem muitas regras. Ela explicou que, provavelmente, essas transformações feitas tanto pela Garoto como por outras empresas do ramo de chocolates são frutos de um trabalho chamado planejamento tributário.
“O Serenata reduziu a quantidade de chocolate pra deixar de ser classificado como chocolate e incluiu um creme de chocolate. Isso tudo é possível dentro de um planejamento tributário. Eles buscaram manter o sabor e, com a mudança da embalagem, contribuiu até para manter a crocância, mas tudo foi muito bem pensado, com foco na economia tributária mesmo”, explicou a advogada.
Embalagens Serenata de Amor
Reprodução/Internet
Outras mudanças no produto também foram feitas. A versão mais antiga, com embalagem de pontas torcidas, ficava claro que se tratava de um “bombom recheado com creme castanha de caju”. Já na versão repaginada, o produto é descrito como “wafer recheado com creme de castanha de caju, sabor chocolate”.
LEIA TAMBÉM:
Veja o destino da fábrica de chocolates no ES após aprovação da aquisição pela Nestlé
Maior fábrica de chocolates de América Latina produz 13 milhões de ovos e já está pronta para a Páscoa
A Garoto disse apenas que a mudança buscava “entregar ainda mais qualidade e durabilidade dos seus produtos para os consumidores”.
A Chocolates Garoto disse ainda que seguindo a jornada de sustentabilidade da Nestlé, a nova embalagem é produzida com menos insumo e com o uso de material reciclável.
“A marca reforça que tanto a embalagem, quanto a receita dos seus produtos seguem todas as normas estabelecidas pela legislação brasileira para indústria alimentícia. Além disso, salienta que preza pela utilização de ingredientes e insumos de alto nível para entregar produtos de qualidade para o consumidor”, diz a nota da empresa.
Produção do Serenata de Amor
Amanda Monteiro / G1 ES
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »