Tecnologia

O que são versões Alfa, Beta, RC e Final?

Imagine quantos games ou programas você já teve acesso e quantas versões deles foram criadas e testadas até chegar a você. Talvez não tenha parado para pensar nisso, mas sabe diferenciar um do outro pelo nome ou números que os acompanham.

É exatamente as versões que diferenciam essa infinidade de softwares. Para saber o que cada uma significa, vamos explicar cada uma delas. A seguir vamos conhecer finalmente o significado daquela sopa de letrinhas que você vê nos programas e jogos.

Leia mais:

As versões alfa, beta, RC e final são versões de software. Para chegar à versão final, o software passa por um ciclo de liberações. O ciclo de desenvolvimento de software é um modelo com sete fases:

  • Análise de requisitos
  • Estudo de viabilidade
  • Design
  • Codificação
  • Teste
  • Instalação
  • Deploy e manutenção 

Cada fase orienta e proporciona flexibilidade para adaptar e executar o projeto de acordo com o objetivo do cliente. 

Antes de disponibilizar uma versão do software, é essencial realizar testes rigorosos para identificar possíveis problemas e garantir a estabilidade do sistema. Isso inclui testes de funcionalidade, testes de desempenho, testes de integração, entre outros.

O que significa Alfa?

desenvolvedor
Imagem: TippaPatt/Shutterstock

A versão alfa é a primeira versão de um software a ser lançada. Alfa é a primeira letra do alfabeto grego, que corresponde ao A. Em geral é usada para definir aquilo que dá origem, o princípio de algo.

As versões alfa podem não ter todos os recursos, não têm contrato de nível de serviço (SLA) e não há obrigatoriedade de suporte técnico. No entanto, geralmente elas são adequadas para uso em ambientes de teste. 

As versões alfa podem conter uma série de bugs e problemas. Nesta etapa do desenvolvimento de software, a primeira coisa que o fabricante busca é a estabilidade do programa. 

Os desenvolvedores geralmente realizam testes caixa-branca nesta fase. Validações requerem testes caixa-preta por uma equipe específica de testes. 

O termo alfa também é usado para referenciar uma fase ao qual um jogo eletrônico se encontra. Nesse caso, ele seria uma versão jogável com os conceitos básicos principais que o definem. Isso significa que muitas funcionalidades estão ainda em desenvolvimento e que o jogo está bem incompleto. 

O que significa Beta?

Telegram chat por voz
Teste de chat por voz do Telegram em versão beta. (Imagem: Xataka Móvil/Reprodução)

A versão beta é uma fase de testes, onde a equipe de criação e desenvolvimento do projeto libera o produto para um determinado número de pessoas. É considerada aceitável para ser lançada para os usuários, porém ainda possui alguns bugs, mas que o desenvolvedor tem consciência disso. 

Uma versão beta é uma versão de pré-lançamento de um software que ainda está em desenvolvimento. É considerada aceitável para ser lançada para o público, mesmo que ainda possua bugs e problemas que precisarão ser reparados pelos desenvolvedores antes do lançamento definitivo do produto ao mercado na sua versão final. 

Também é chamada de preview, pré-visualização, seed ou release candidate. 

O foco da versão beta é reduzir impactos aos usuários, valendo-se de testes de usabilidade. 

A versão beta possui atualizações mais frequentes, com correções e otimizações necessárias para seu funcionamento. Novas funcionalidades e ferramentas sempre são lançadas primeiro nesta versão.

As versões beta são usadas para recolher feedback do público, corrigir erros e melhorar a conectividade antes do lançamento oficial do jogo. 

As versões Beta são versões mais recentes e experimentais de aplicações que já foram lançadas. Os apps com acesso antecipado e Beta podem ser menos estáveis do que a maioria dos apps. Por exemplo, talvez o app falhe ou alguns recursos não funcionem corretamente. 

As versões Beta são comuns para apontar os erros que os desenvolvedores deverão concertar até chegar à sua versão final

  • Open beta

Uma versão Open Beta é uma versão de teste de um software, aplicação ou jogo que é disponibilizada para download ou acesso online de forma gratuita ou mediante um convite, ou inscrição prévia. Os utilizadores que participam nesta fase têm acesso antecipado ao produto e podem utilizá-lo como se fosse a versão final. 

  • Closed beta

Termo que significa versões beta fechadas. São as versões restritas. A closed beta é lançada algum tempo após a versão alfa fechada. Ela tem mais conteúdo e melhor utilização e acabamento e é aberta para muito mais jogadores. 

Basicamente, as versões Beta abertas são disponibilizadas para um grupo maior de pessoas e testam versões mais estáveis que estão próximas do lançamento. As versões Beta fechadas são disponibilizadas para um grupo menor de pessoas e testam versões experimentais menos estáveis. As versões Beta abertas e fechadas não têm avaliações públicas.

O que significa RC?

RC significa “release candidate” (produto candidato a lançamento). É uma versão com potencial para ser o produto final, pronta para ser lançada ao usuário, a menos que algum defeito (bug) sério apareça e se o perceba em tempo. 

Antes da data oficial de lançamento é reservado um tempo para a comunidade realizar as revisões finais e ajudar no teste. 

A principal diferença entre uma versão Release Candidate (RC) e uma versão Beta é que, após o lançamento de uma versão RC, apenas alterações e correções críticas são feitas. 

As versões RC são geralmente mais estáveis do que as versões Beta. As versões RC incluem as correções de bugs encontrados durante a fase Beta. 

As versões RC são mais próximas da versão final, pois apresentam todas as funções, interface e desempenho sem erros consideráveis. Um jogo que está pronto para ser enviado para as fábricas onde será gravado nas mídias físicas e distribuído por lojas ao redor do mundo.

O que significa Gold ou Final?

Resident Evil Village: Gold Edition (Imagem: divulgação/Capcom)
Resident Evil Village: Gold Edition (Imagem: divulgação/Capcom)

Uma versão gold ou final é uma versão de software que é considerada estável e virtualmente livre de defeitos. Em jogos, também é conhecida como gold edition. 

Um jogo é considerado “gold” quando todo o desenvolvimento essencial do título está concluído e ele está pronto para ser enviado para as fábricas. Neste estágio, só faltam os últimos retoques, como correção de bugs e polimento de texturas. 

Uma vez que um jogo tenha ido a “Gold”, significa que não deve haver mais atrasos nem cancelamentos. A Gold Edition é uma edição especial de um jogo, que geralmente é mais cara e inclui o jogo e o pacote de DLCs. Já a Ultimate Edition é a versão mais completa de um jogo, que geralmente é mais cara e inclui o jogo, o pacote Deluxe e o passe de temporada. 

DLC é a sigla para “Downloadable Content” (conteúdo para download). São arquivos extras, add-ons, que os usuários podem baixar (e na maioria das vezes, comprar) para seus jogos. 

As DLCs são uma extensão do conteúdo principal de um jogo, oferecendo aos jogadores novas missões, personagens, níveis, itens, modos de jogo e até mesmo histórias adicionais. 

As DLCs podem ser gratuitas ou pagas. Alguns jogos têm seções específicas para acessar complementos e DLC. Na tela de título do jogo, procure algo parecido com “Meu conteúdo”.

O post O que são versões Alfa, Beta, RC e Final? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »