Economia

Uva gourmet é graúda, doce e custa muito mais


Criada na região de Pilar do Sul (SP), a uva pilar moscato chega a ser 30% mais doce quando comparada à uma uva comum. Uva gourmet é graúda, doce e custa muito mais
Reprodução/TV TEM
Na região de Pilar do Sul (SP), próxima a Sorocaba e Itapetininga, é tempo de celebração para os viticultores. Chegou a época da safra da uva pilar moscato, fruta que encanta os paladares mais exigentes. Seu tamanho e sabor adocicado a tornam uma joia para um mercado que preza pela mais alta qualidade.
Fruto do trabalho conjunto de agrônomos e produtores rurais, a pilar moscato é uma verdadeira preciosidade verde, doce e graúda, onde cada bago pode alcançar até 28 milímetros. Os cachos, robustos, chegam a pesar até um quilo, resultado de anos de aprimoramento realizado por uma cooperativa local em 2015.
O valor é refletido no mercado, onde o quilo pode ser vendido por até R$ 100, seja na roça ou no comércio. Sua doçura é tão marcante que o refratômetro – responsável por medir a quantidade de açúcar na uva – revela que ela é pelo menos 30% mais doce que uma uva comum.
A meticulosa colheita é feita cacho por cacho, pois apenas os que atingem o nível ideal de doçura são selecionados. Prevê-se uma produção de aproximadamente 650 toneladas na região de Pilar do Sul, um aumento de 10% em relação à safra anterior.
Veja a reportagem exibida no programa em 11/02/2024:
Uva gourmet é graúda, doce e custa muito mais
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »