Receitas

Leves e saudáveis, pokes e bowls de frutas viram sensação no verão no litoral de SP


Restaurantes de Santos, no litoral de São Paulo, estão investindo nessas tigelas bem rápidas de preparar, com ingredientes frescos, saborosos e cheios de cor. Culinária #013: Pokes e bowls de frutas viram sensação no verão no litoral de SP
Saudáveis, leves e deliciosos. Os pokes havaianos e bowls de frutas estão ganhando o paladar dos brasileiros, principalmente, no verão. Restaurantes de Santos, no litoral de São Paulo, estão investindo nessas tigelas bem rápidas de preparar, com ingredientes frescos, saborosos e cheios de cor.
O poke surgiu na década de 70 com os pescadores no Havaí, que serviam petiscos em pequenas tigelas. Em 2012, essa onda chegou na Califórnia, nos Estados Unidos, quando os surfistas e atletas incorporaram esse prato saudável, que se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil.
O poke é servido sempre em um bowl e mistura carboidrato, proteína, legumes, frutas e molhos. No dialeto do Havaí, a palavra poke significa cortar em pedaços. No Brasil, ele não virou apenas um prato típico havaiano, mas é sinônimo de alimentação nutritiva e agradável.
Leves e saudáveis, pokes e bowls de frutas viram sensação no verão no litoral de SP
Mariane Rossi/g1
A nutricionista Patricia Ferreira Borges Xavier já trabalhava com pokes em Ribeirão Preto, no interior paulista, e resolveu investir nesse mercado no litoral. Junto com a mãe, ela abriu um dos primeiros estabelecimentos em Santos especializados em pokes.
“A característica deles são os alimentos bem cortados e fatiadas. É bem colorido, nutritivo e saudável”
Em uma cidade de praia, sol, calor e muito esportistas, ela diz que há um público ávido por novas tendências na culinária, principalmente, a alimentação saudável. No verão, segundo ela, isso fica ainda mais aparente.
Leves e saudáveis, pokes e bowls de frutas viram sensação no verão no litoral de SP
Mariane Rossi/g1
“Rápido, leve, fresco, saudável. No verão, tem um aumento sim, tem uma procura bem grande. Por conta do calor, a gente fica meio indigesto com aquela comida quente. O poke tem uma saída boa, é bem legal”, comenta. Atualmente, o estabelecimento vende cerca de 250 pokes por dia em Santos.
No local, o cliente pode elaborar seu próprio prato escolhendo entre os 59 ingredientes disponíveis em três tamanhos de pokes diferentes. Os valores variam entre R$ 35,90 e 51,90. Segundo Patrícia, um dos mais pedidos é o poke perfeito, que conta a mistura de salmão com cream cheese e shimeji (veja todos os ingredientes abaixo, para montar o seu poke).
Poke Perfeito (quantidades a gosto)
Ingredientes
Arroz japonês
Mix de folhas (alface roxa, americana e crespa)
Sunomono (salada de pepino japonês)
Cream cheese
Cenoura ralada
Chips de mandioca
Chips de batata doce
Salmão com cream cheese
Shimeji
Cebola roxa
Gergelim
Amêndoas laminadas
Gengibre em conserva
Molho tarê (acompanhamento)
Bowls de frutas viram sensação no verão no litoral de SP
Mariane Rossi/g1
Bowls de frutas
Além dos pokes, outra tendência para o verão são os bowls de frutas. Dentro das tigelas, são colocados cremes feitos com frutas, frutas in natura e sementes, por meio de granolas como inteiras, como castanhas e amêndoas. Mariana Shimada, sócia proprietária do Bossa Bistrô, trouxe a novidade após uma viagem aos Estados Unidos.
“A primeira experiência que eu tive com os bowls foi em uma feira que eu participei nos Estados Unidos. Lá era muito comum encontrar os bowls de frutas, saladas, essa forma de servir os alimentos. Eu achei superlegal. Era uma coisa que aqui no Brasil não era tão comum. Assim que eu voltei dessa feira, a gente colocou no cardápio e fez super sucesso”.
Eles unem a praticidade e a refrescância nos dias de calor. Por isso, há quem prefira começar o dia provando esse mix de texturas logo cedo. “Tem muita gente que consome no café da manhã”, conta Mariana.
Mariana Shimada oferece bowls de frutas em seu bistro, em Santos (SP)
Mariane Rossi/g1
Além de bonitos, são nutritivos e saborosos. Ideais para quem busca uma alimentação mais equilibrada. Há quem diga que a tigela parece pequena, mas a quantidade de nutrientes deixa qualquer um bem satisfeito para começar o dia.
“Não tem lactose, não tem glúten e não tem açúcar. É uma opção super saudável. Além do açaí, que para nós é mais comum aqui no Brasil, os bowls de frutas agora estão ganhando espaço”.
As super tigelas, cheias de sabor, ganharam nomes da Bossa Nova. O ‘Garota de Ipanema’ é uma das opções do bistrô, que leva frutas vermelhas batidas com banana congelada, morango in natura, coco fresco ralado e mix de castanhas (veja o preparo no vídeo) Já o ‘Águas de Março’ vai manga, mamão, coco fresco e granola caseira.
“Ele é bem bonito, dá para comer com os olhos. E supersimples de fazer, dá para fazer em casa em um dia desses de verão. Vale super a pena” , fala Mariana.
Bowls de frutas viram sensação no verão no litoral de SP
Mariane Rossi/g1

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »