Turismo

Caminhos de Peabiru levam visitantes a antigas rotas no Paraná; veja como visitar a trilha


Passeio é gratuito, com a exigência apenas de contribuição de alimentos não perecíveis e agendamento prévio. Cachoeiras fazem parte do percurso da Trilha Caminhos de Peabiru, no Paraná
Caminhos de Peabiru
O episódio #161 do PodParaná fala sobre os Caminhos do Peabiru, trilhas que um dia conectaram o Paraná ao Peru. Segundo pesquisadores do estado, algumas das rotas podem ter existido há mais de 10 mil anos.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Originado da expressão tupi-guarani “Peya Beyu”, o nome da rota significa “caminho gramado amassado”. Ela também dá nome a uma cidade paranaense, localizada na região centro-oeste.
Segundo os pesquisadores, era ali que as trilhas que começavam em São Paulo e Santa Catarina se uniam e seguiam sentido oeste do estado, passando por outros países, até chegar ao Peru.
Ouça aqui o episódio #161 do PodParaná
Parte dessas antigas rotas foi retraçada em Peabiru, cidade a cerca de 70 km de Maringá. São cerca de 10 km de trilhas onde os visitantes têm acesso a sete cachoeiras, nascentes e trilhas em meio à Mata Atlântica
Trilha pode ser feita de forma gratuita, via agendamento prévio
Reprodução
Considerada uma caminhada de nível moderado a severo, o percurso é recomendado apenas para maiores de 10 anos, sendo que todo menor de idade deve estar acompanhado pelos pais. Pets também podem fazer o trajeto.
O percurso de cerca de 3h30 é feito pelos chamados Guardiões da Trilha.
Como fazer a visita?
Rotas retraçadas na cidade de Peabiru podem ser visitadas via agendamento
Prefeitura de Peabiru
Para a visitação aos finais de semana, é necessário fazer agendamento prévio através de links de inscrições disponibilizados periodicamente nas redes sociais do projeto ou pelo telefone (44) 99975-8280.
Para grupos, como estudantes, excursões de igreja e afins, o agendamento pode ser feito também para dias de semana.
Não são cobradas taxas dos visitantes, apenas a contribuição de alimentos não perecíveis.
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Norte e Noroeste.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »