Guarujá

Guarujá capacita GCMs para operação do sistema “Muralha Paulista” 

Plataforma permitirá o compartilhamento, em tempo real, de informações de interesse da segurança pública

A Prefeitura de Guarujá realizou, na quinta-feira (22), a capacitação da Guarda Civil Municipal (GCM) para operação do sistema Muralha Paulista, gerenciado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de compartilhamento de informações, com a integração de diversas bases de dados. O programa inclui câmeras de entidades conveniadas, prefeituras, radares de trânsito, concessionárias e do Córtex – a base de dados criminais do Governo Federal.

A formação aconteceu no auditório da Igreja Universal e reuniu também guardas municipais de Bertioga e São Vicente, além de policiais militares. A plataforma permitirá o compartilhamento, em tempo real, de informações de interesse estratégico, permitindo maior eficácia na solução de ocorrências e nas intervenções de segurança pública.

Em Guarujá, a Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon), mapeou, aproximadamente, 100 câmeras, que em breve estarão integradas ao programa. “Essa ferramenta de inteligência era um anseio das equipes operacionais. Será um avanço nos serviços prestados por nossa corporação, fruto de uma gestão séria em segurança pública”, afirmou a secretária municipal de Defesa e Convivência Social.

Treinamento

A capacitação foi ministrada pelo engenheiro e coordenador adjunto do Grupo de Tecnologia da Informação (GTI-SSP), Carlos Henrique A.Taparelli. O coordenador apresentou as principais ferramentas do sistema e como elas podem ajudar a combater a criminalidade na Região.

Carlos Taparelli afirmou que 98% das prefeituras já têm convênio firmado com a Secretaria Estadual para a troca de informações, cedendo imagens de câmeras e leitura de placas, sem nenhum custo. O coordenador destacou ainda a importância dos guardas civis municipais terem acesso ao sistema.

“O guarda municipal vai ter em mãos, por meio do aplicativo no celular, as informações em tempo real, sem a necessidade de contato via rádio para confirmar, por exemplo, se um veículo tem alguma queixa, agilizando a  ocorrência”, explicou Taparelli.

Durante o treinamento, foi realizado o cadastro dos guardas municipais na plataforma de dados.

The post Guarujá capacita GCMs para operação do sistema “Muralha Paulista”  first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »