Guarujá

Guarujá conquista prêmio ambiental inédito pela Ilha dos Arvoredos

Com 65 critérios aprovados, o “mundo sustentável” é o primeiro e único atrativo turístico a ter o selo Green Key nas Américas e no Hemisfério Sul

Em Guarujá, a Ilha dos Arvoredos, que abriga uma vasta diversidade biológica e tecnológica há 74 anos, agora é referência universal. “O Mundo Sustentável”, como é chamado o principal projeto desenvolvido no espaço, ganhou o selo internacional Green Key, nesta sexta-feira (23). A conquista foi oficializada em solenidade na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá e o local é o primeiro e único atrativo turístico das Américas e do Hemisfério Sul com o prêmio global de excelência em sustentabilidade no turismo.

O evento reuniu idealizadores, representantes da Prefeitura de Guarujá, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam) e Turismo (Setur), além de instituições e autoridades. Para receber a certificação, 65 rigorosos critérios precisaram ser aprovados pela Foundation for Environmental Education (FEE), a mesma Organização Não Governamental (ONG) dinamarquesa que concede a Bandeira Azul, selo de qualidade ambiental em que Guarujá é recordista com 14 títulos consecutivos na Praia do Tombo.

Laboratório a céu aberto

O laboratório a céu aberto foi projetado pelo engenheiro Fernando Eduardo Lee. A Ilha dos Arvoredos já recebeu mais de 2 mil visitações desde 2021, quando foi aberta para receber munícipes e turistas. Quem conhece o local tem uma experiência única de acesso a espécies nativas da fauna e flora, centro de pesquisas com ferramentas de ponta e educadores ambientais responsáveis pela apresentação detalhada do patrimônio histórico.

Para a representante do Instituto Ambientes em Rede (IAR) Leana Bernardi, operadora do Green Key no Brasil pela FEE, trazer o novo selo para Guarujá é uma honra. “Acompanho de perto os três locais da Cidade que vem mantendo a nossa Bandeira Azul e sempre sonhei em ir à Ilha dos Arvoredos. Que lugar rico e bem administrado. A família Green Key deseja boas-vindas a todos vocês”, comemorou.

Protagonista de pesquisas

A Ilha, protagonista de pesquisas técnico-científicas, é gerida pela Fundação Fernando Eduardo Lee (FFEL) e a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá. Simultaneamente, conta com a atuação do Instituto Nova Maré (INMAR), que desenvolve o projeto ‘Mundo Sustentável’ por meio do incentivo de boas práticas ambientais e visitas guiadas.

30 sortudos participaram do hasteamento

Para ampliar a comemoração do selo inédito, os administradores sortearam 30 pessoas para participar do hasteamento da primeira Bandeira Green Key. Os selecionados saíram da cerimônia direto para a Ilha dos Arvoredos.

Selo Green Key

Desde 1994, o selo Green Key tem sido um dos principais programas de excelência em responsabilidade ambiental e operação sustentável na indústria do turismo. São mais de 4 mil certificações emitidas em todo o Planeta e 97 destinadas a atrativos como museus, centros de visitações e parques temáticos. Com a Ilha dos Arvoredos sendo a única premiada nas Américas e no Hemisfério Sul, os demais locais reconhecidos são na Europa e na Ásia.

The post Guarujá conquista prêmio ambiental inédito pela Ilha dos Arvoredos first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »