Guarujá

Guarujá treina 45 novos profissionais de saúde 

Ação aconteceu na UPA Rodoviária; 785 profissionais participaram de capacitação em todo o ano passado

A Prefeitura de Guarujá realizou treinamento com 45 enfermeiros recém-contratados, nos dias 20 e 21 deste mês. O objetivo da ação é informar a forma correta de colocação e remoção de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos novos profissionais. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Realizado no Pronto-Socorro (PS) Doutor Matheus Santamaria (Santo Antônio), a capacitação foi separada em dois horários para que os profissionais dos turnos, noturno e matutino participassem.

A ação abordou tópicos como a manipulação de perfurocortantes, paramentação e desparamentação. O foco principal foi a questão dos EPIs, mais utilizados durante o turno destes profissionais, assim como as máscaras cirúrgicas, as N95/PFF2 e também, luvas de procedimento. Além disso, a maneira correta de receber, guardar, colocar e retirar as máscaras de forma segura, evitando a contaminação cruzada foram reforçadas no treinamento.

O técnico em Segurança do Trabalho e responsável por ministrar a capacitação, Marcelo Antônio Camisa, “a capacitação é importante, pois os profissionais da Saúde correm mais risco de se contaminarem ao colocar ou remover os equipamentos de segurança”.

Ainda fizeram parte da explanação a maneira correta de montagem das caixas de coleta e as proibições de manipulação destes após sua utilização, como a reencapagem das agulhas.

Treinamentos em 2023

Em todo o ano passado, 785 profissionais de Saúde do Município foram capacitados, visando à segurança dos trabalhadores. Desde 2020, 7.004 profissionais já foram treinados – boa parte deste total tendo participado de várias capacitações. Para a primeira quinzena de março está agendado treinamento de manipulação de cilindros de oxigênio. Este será realizado na UPA Santa Cruz dos Navegantes, com participação de toda a equipe de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

The post Guarujá treina 45 novos profissionais de saúde  first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »