Guarujá

Aeronáutica e Secretaria de Aviação Civil assinam portaria que permite o início das obras da primeira fase do Aeroporto de Guarujá, SP


Reunião realizada na última quinta-feira (22) tratou sobre a Portaria de Zoneamento Civil-Militar. Prefeitura deve assinar ordem de serviço na próxima semana. Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, em Vicente de Carvalho
Prefeitura de Guarujá/Divulgação
O Comando da Aeronáutica (Comaer) e a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) publicaram uma portaria conjunta que autoriza o início da primeira fase das obras do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, no litoral de São Paulo. A assinatura da ordem de serviço deve ocorrer na próxima terça-feira (27). Após isso, o prazo para início das obras é de cinco dias (confira mais abaixo).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A Portaria de Zoneamento Civil-Militar foi assinada durante reunião realizada na última quinta-feira (22), em Brasília. O encontro reuniu representantes do Ministério de Portos e Aeroportos, Prefeitura de Guarujá, Comaer e da SAC.
A publicação da portaria é necessária em razão da Base Aérea ser uma área militar, determinando as diretrizes do zoneamento do local. Na ocasião, foram articulados os últimos detalhes para publicação da ordem de serviço das obras da primeira fase do aeroporto.
Obras do aeroporto de Guarujá são liberadas: ‘meta dos primeiros voos no 2º semestre de 2023’, diz prefeitura
Divulgação/Prefeitura de Guarujá
Todos os trâmites técnicos estão finalizados, permitindo ao município autorizar o início das obras. Segundo a Prefeitura de Guarujá, a formalização da assinatura da ordem de serviço ocorrerá na próxima terça-feira (27), às 10h, no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho.
Ainda de acordo com a prefeitura, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio da Costa Filho, participará de uma vistoria técnica na Base Aérea, onde os trabalhos serão desenvolvidos. A data ainda será definida entre o Ministério e a Prefeitura.
Obras do Aeroporto
As obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá contemplam a reforma e adequação da pista de pouso e decolagem. A empresa vencedora do processo licitatório foi a Terracom Construções LTDA.
Guarujá homologa empresa para projeto executivo e obras do Aeroporto
Prefeitura de Guarujá/Divulgação
A companhia apresentou o valor da proposta de R$ 19 milhões e atendeu todas as exigências do edital, que terá investimento do governo federal. As obras incluem a adequação da pista, drenagem e área de taxiamento, implantação de cercamento e sinalização e a construção de um terminal de passageiros provisório.
Segundo a Prefeitura, as obras da primeira fase possuem cronograma de execução seis meses, a partir da emissão de ordem de início dos serviços. O projeto global do aeroporto contempla um total de quatro fases.
Após a execução dos serviços de implantação da primeira fase, começará a implantação do terminal de passageiros, que permitirá pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros (jatinhos e turboélices).
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »