Economia

Clima atrapalha e derruba produtividade da soja


Desempenho inferior tem a ver com o mesmo clima que, ironicamente, ajudou tanto na safra anterior. Resultado é melhor em áreas com irrigação, mas ainda assim está abaixo do esperado. Clima atrapalha e derruba produtividade da soja
Reprodução/TV TEM
A colheita de soja já começou, mas a safra não está rendendo muito. O clima não ajudou e quase todos os estados irão produzir menos, incluindo São Paulo.
Para os produtores, é importante aproveitar os dias sem chuva para adiantar a colheita. A produtividade caiu muito neste ano, e esse desempenho inferior tem a ver com o mesmo clima que, ironicamente, ajudou tanto na safra anterior.
Nas áreas com irrigação, o resultado é melhor, mas ainda assim está bem abaixo do esperado. A expectativa na região de Paranapanema (SP), por exemplo, era obter uma média de 60 sacas por hectare, mas nessa primeira fase foram colhidas apenas 20, que é cerca de 30% do esperado.
Em uma plantação de 300 hectares de soja no município de Salto Grande (SP), colhe, em média, 20 sacas por hectare, que é um desempenho maior do que antes. Além disso, muita soja da safra passada ainda está estocada nos armazéns.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê um aumento de mais de um milhão de toneladas no consumo interno neste ano, e uma queda nas exportações. A companhia não descarta o risco de dificuldades para alimentar as criações de frango, boi e suíno.
Se já não há mais muito o que fazer em relação à produtividade, o produtor espera que os preços colaborem. Com menos ofertas, a expectativa é que a soja se valorize nos próximos meses.
Veja a reportagem exibida no programa em 25/02/2024:
Clima atrapalha e derruba produtividade da soja
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »