Turismo

Emissão de visto americano para brasileiros bate recorde em 2023


Brasil é o terceiro país que mais recebeu vistos para os Estados Unidos, e o posto diplomático de São Paulo é o terceiro maior emissor do mundo. Multidão aguarda a chegada de 2024 na Times Square, em Nova York
REUTERS/Andrew Kelly
As emissões de visto dos EUA para brasileiros na modalidade de turismo e negócios (também conhecido como B1/B2) bateram recorde em 2023, segundo dados da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
Esse modelo já corresponde a 94,4% de todos os vistos americanos emitidos no ano passado para os brasileiros.
No ano passado, os cinco postos diplomáticos no país (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Recife) emitiram 1.125 milhão de vistos.
Olhando os números absolutos, considerando brasileiros que estão em outros países e que solicitaram lá o visto americano, esse número sobe para 1.158 milhão.
O Brasil é o terceiro país do mundo que mais recebeu vistos dos EUA em 2023. O país só ficou atrás do México e da Índia. A China e a Colômbia completam o ranking dos 5 países com mais vistos concedidos, segundo um levantamento da consultoria Viva América que a GloboNews e o g1 tiveram acesso com exclusividade.
São Paulo é hoje a terceira cidade que mais emite visto americano no mundo. Respectivamente, ela só fica atrás de Monterrey e Cidade do México, ambas no México.
Vistos concedidos para os EUA em 2023, por país (números absolutos):
México: 2,5 milhões
Índia: 1,4 milhão
Brasil: 1,158 milhão
China: 539 mil
Colômbia: 491 mil
Visto americano de ‘casamento’ cresceu 82,1%
Placa Welcome to fabulous Las Vegas, Nevada
Grant Cai/Unsplash
Dentre as modalidades de visto concedidos a cidadãos brasileiros em 2023, uma que também registrou um crescimento considerável foi a P-3, voltada para artistas que vão aos EUA temporariamente para performar, ensinar ou treinar, individualmente ou em grupo.
Houve 191,8% de aumento nas emissões. Foram 216 autorizações no ano passado, após 74 autorizações no ano de 2022.
O levantamento da consultoria também aponta crescimento de 82,1% nas emissões da modalidade de visto K-1. Este é um tipo exclusivo para noivos estrangeiros de cidadãos americanos, para que eles viajem aos EUA para se casar.
Uma ressalva apontada pelo levantamento é que algumas dessas uniões podem ocorrer apenas com a finalidade de fazer com que o imigrante entre nos EUA, sendo desfeitas pouco tempo depois que o estrangeiro consegue obter a residência permanente.
O custo para a emissão de um visto para os EUA varia, de acordo com o tipo solicitado. A modalidade de visto de turismo e negócios, hoje, tem uma taxa de US$ 185, aproximadamente R$ 917. O mesmo preço vale para quem solicita visto para fazer tratamento de saúde nos EUA.
Após a concessão do visto, se houver necessidade de envio do passaporte pelos Correios à residência do solicitante, esse custo também é repassado à pessoa.
Fuga de cérebros para os EUA
O levantamento da consultoria ainda afirma que a indústria turística dos EUA está em pleno vapor e também que políticas governamentais têm estimulado a contratação de mão-de-obra estrangeira.
Isso aponta para uma migração de mão-de-obra qualificada a partir de países como o Brasil para abastecer o mercado de trabalho norte-americano, a chamada “fuga de cérebros”.
“Os EUA passam por um momento em que milhões de vagas por profissionais altamente qualificados estão disponíveis no mercado. Podemos analisar que, nos últimos anos, o Brasil tem batido recorde de green cards emitidos aos brasileiros”, diz Rodrigo Costa, presidente da Viva América.
“É algo que precisamos se preocupar, mas entendemos que, a partir do momento que indicadores econômicos possam melhorar — e já podemos observar isso — e que políticas públicas mais adequadas forem implementadas, a tendência é que parte desses profissionais sejam retidos no Brasil”, completa.
Vagas de trabalho para profissionais das áreas de administração, engenharia, ciência da computação, economia, propaganda e marketing são normalmente ofertadas pelos EUA, que concedem a residência permanente aos estrangeiros dispostos a trabalhar e viver no país.
LEIA TAMBÉM:
Como tirar visto americano de turismo; veja VÍDEO
Passaporte: saiba como solicitar, prazo para emissão, taxa e documentos obrigatórios
Quem pode solicitar passaporte de emergência para a Polícia Federal?
Como tirar o visto de turismo para os EUA
Como tirar o visto de turismo para os EUA
Como renovar o visto para os EUA
Como renovar o visto para os EUA
Veja como tirar o passaporte
Veja como tirar o passaporte

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »