Tecnologia

Semana com quatro dias de trabalho só será possível com IA, aponta estudo

É inegável que o mercado de trabalho passa por uma mudança estrutural. Após o trabalho remoto ganhar força com a pandemia de Covid-19, agora um sonho antigo de trabalhadores volta a ser discutido com mais intensidade: a semana com quatro dias de trabalho. E a inteligência artificial pode ser decisiva na adoção definitiva deste novo modelo.

Leia mais

Após resultados positivos de testes com o novo formato de trabalho em países como Reino Unido, Islândia e Portugal, agora é a vez da Alemanha experimentar a novidade. No território alemão, 45 empresas irão testar a semana mais curta de trabalho.

Mas o fiel da balança será a IA. É o que aponta uma pesquisa da empresa de tecnologia Tech.co realizada no final de 2023.

Foram mais de mil líderes empresariais dos Estados Unidos entrevistados. O resultado foi que 29% das organizações que adotam semanas de trabalho de quatro dias usam a inteligência artificial, implementando ferramentas como o ChatGPT, bem como outros programas para simplificar as operações.

Em comparação, apenas 8% das companhias que utilizam o sistema de trabalho tradicional (cinco dias por semana) usam IA.

Além disso, a pesquisa aponta que 93% das empresas que lançam mão da inteligência artificial estão abertas a aderir a uma semana de trabalho de quatro dias, enquanto menos da metade das que não utilizam a tecnologia pensam em mudar o sistema atual. As informações são da BBC.

Mercado de trabalho também precisará se adaptar

  • Apesar da IA abrir caminho para uma semana de trabalho de quatro dias em alguns setores, a tecnologia não pode fazer isso sozinha.
  • Segundo Na Fu, professora de gestão de recursos humanos na Trinity Business School, na Irlanda, a cultura organizacional dentro das empresa também é fundamental para qualquer mudança.
  • Além disso, os próprios funcionários também devem estar dispostos a subir de nível, não se tornando apenas meros cuidadores ou servidores de máquinas, e sim buscando desenvolver novas habilidades que possam alavancar, complementar e liderar a inteligência artificial.
  • Este caminho parece não estar mais tão distante, mas talvez ainda seja muito precoce afirmar que é inevitável.

O post Semana com quatro dias de trabalho só será possível com IA, aponta estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »