Geral

Biólogo mergulha em área de proteção e filma cardume de espécie ameaçada de extinção: ‘de brilhar os olhos’; VÍDEO


Eric Comin fez o registro de muitas sardinhas na Laje de Santos. Segundo ele, espécie está em declínio, sendo que, desde 2013, tem sido pouco observada naquela região. Animal é importante para o equilíbrio do ecossistema. Biólogo registra cardume de sardinhas e ressalta importância da espécie
Um biólogo marinho registrou um cardume de sardinhas durante um mergulho no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, no litoral de São Paulo. Imagens obtidas pelo g1, neste domingo (3), mostram a grande quantidade da espécie (assista o vídeo acima).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo Eric Comin, a sardinha é uma espécie de grande valor à economia pesqueira, principalmente no Sul e Sudeste do país, mas que está na lista de espécies ameaçadas de extinção.
O especialista, que mergulha desde 1998 na Laje de Santos, disse que após 2013 a espécie passou a não ser vista com frequência, fator que era preocupante, já que o animal serve como alimento para vários outros, que passaram a não tê-la como fonte alimentar.
“Acaba servindo de alimento para aves marinhas, golfinhos, baleias, diversas espécies e famílias de peixes. Ela tem uma grande importância trófica e alimentar”, explicou.
Ele ressaltou que o turismo de mergulho serve como ferramenta para enxergar a situação da vida marinha. “As imagens que os mergulhadores fazem podem ajudar bastante no quesito de saber que algumas espécies estão aparecendo”.
Biólogo registrou cardume de sardinhas durante mergulho na Laje de Santos (SP)
Eric Comin
Para Comin, o registro do cardume de sardinhas é algo positivo. “Essa agregação de sardinha foi algo extremamente incrível, de brilhar os olhos e ver que realmente é importante ter unidades de conservação, e que sejam voltadas ao mergulho […] Felicidade. Sem palavras para descrever um encontro desse”.
Comin ressaltou que, ao notar o declínio da população de sardinha, ele ficou preocupado, mesmo sabendo que a reprodução da espécie é rápida. “Encontrar essa quantidade de sardinha servindo de alimento para outras espécies é perceber que o ambiente ali está totalmente equilibrado”.
Cardume de sardinhas foi registrado por biólogo durante mergulho na Laje de Santos (SP)
Eric Comin
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »