Economia

Dá para encontrar até jacaré em um dos rios mais preservados do estado


Para conhecer melhor as belezas do rio turvo, a equipe do Nosso Campo foi até um trecho que passa por Rio Preto (SP), e com o auxílio da polícia ambiental da cidade, percorreu um trecho de 20 quilômetros, entre ida e volta, e navegou por várias horas. Dá para encontrar até jacaré em um dos rios mais preservados do Estado
Reprodução/TV TEM
Com pouco mais de 260 quilômetros de extensão, o Rio Turvo é um dos mais importantes do interior de São Paulo, e se destaca por sua preservação, as diversas espécies da fauna brasileira que abriga e, claro, por sua beleza natural.
Para conhecer melhor as belezas deste rio, a equipe do Nosso Campo foi até um trecho que passa por São José do Rio Preto (SP), e, com o auxílio da Polícia Ambiental da cidade, percorreu um trecho de 20 quilômetros, entre ida e volta, e navegou por várias horas.
Respirar o ar puro, sentir o vento no rosto e contemplar a natureza, com muito verde, são alguns dos cenários que esse passeio pode proporcionar. Em alguns trechos, a área de vegetação nativa chega a quase um quilômetro .
Veja a reportagem exibida no programa em 03/03/2024:
Dá para encontrar até jacaré em um dos rios mais preservados do Estado
Entre uma parada e outra, é possível admirar as aves das mais variadas espécies, capivaras e até um encontro inusitado com um jacaré, sinais da riqueza e da fauna que existem ao longo do rio.
Há pessoas que escolheram viver no curso do Turvo. Oswaldo de Oliveira é ribeirinho e há mais de 30 anos tem como quintal de casa o rio, que às vezes é a piscina, e também de onde vem, quando necessário, o sustento dele.
Apesar de abrigar pessoas, existem pontos do rio em que a polícia precisou intervir como, por exemplo em um rancho irregular.
Em outro ponto, as árvores, que antes existiam nas margens do rio, foram substituídas por toras de madeira. Com isso, o barranco perdeu a proteção natural. Esses são alguns dos problemas que ainda existem e ameaçam a natureza, que resiste bravamente.
A expedição termina em um dos trechos mais conhecidos do Rio Turvo: na cachoeira do Talhadão, que fica no distrito Duplo Céu, na cidade de Palestina (SP). Um trecho repleto de beleza natural. As pedras no fundo do rio formam uma queda d’água que atrai turistas de toda a região.
É o rio calmo, cheio de curvas, que dão espaço para as águas mais agitadas, atraindo dezenas de visitantes.
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »