Tecnologia

Maior baleia do mundo pode não ser tão grande assim; entenda

Em agosto de 2023, paleontólogos descobriram ossos de uma baleia gigante, batizada de Perucetus, que acreditaram ser o animal mais pesado que já existiu. Na semana passada, pesquisadores revisaram a afirmação anterior e voltaram atrás: pode ser que a espécie era menor do que se pensava e, na verdade, a baleia-azul é ainda maior do que imaginado anteriormente, se consolidando como o animal mais pesado do mundo.

Baleia Perucetus

Ao ser descoberta, a Perucetus teve, pelos pesquisadores, seu peso estimado em mais de 200 toneladas quando em vida.

Leia mais:

Pouco meses depois, na semana passada, Nicholas Pyenson, paleontólogo do Museu Nacional de História Natural do Smithsonian, e Ryosuke Motani, paleontólogo da Universidade da Califórnia (EUA), disseram que os números não faziam sentido. Eles afirmaram que a baleia extinta provavelmente pesava de 60 a 70 toneladas, tamanho semelhante ao de um cachalote atual.

Veja como foi a descoberta da Perucetus:

  • A baleia foi descoberta em 2010, quando Mario Urbina, paleontólogo do Museu de História Natural da Universidade Nacional de San Marcos, em Lima, no Peru, viu um osso no deserto sul do país;
  • Segundo a Folha de S.Paulo, ele e uma equipe de paleontólogos escavaram 13 vértebras, quatro costelas e parte de uma pélvis do animal;
  • Eles acharam o esqueleto encontrado muito parecido com o de baleias, mas o peso dos ossos era maior do que o normal. Eles correlacionaram ao peixe-boi, que tem uma ossada densa, que permite ficar dentro da água;
  • O resultado da reconstrução foi um animal com cabeça pequena, tronco enorme, nadadeiras e pernas traseiras.
Representaçãoartística da baleia P. colossus, que pode ter sido o animal mais pesado de todos os tempos (Imagem: Alberto Gennari)

Nova análise

Motani ficou intrigado com o animal reconstruído e, com Pyenson, concluiu que se basear em peixes-bois para analisar a baleia foi um erro, já que apenas a segunda espécie evoluiu tanto em tamanho. Eles deram o exemplo de “comparar maçãs com maçãs”.

Após analisar a Perucetus usando modelo 3D da baleia-azul, eles concluíram que ela pesava de 60 a 70 toneladas.

Baleia-azul

Eles também analisaram a baleia-azul. Como ninguém nunca conseguiu pesar o animal, eles resgataram dados de navios baleeiros japoneses da década de 1940 e usaram para fazer nova estimativa do peso.

A conclusão é que ela pesa até 270 toneladas, muito mais do que estimativas anteriores, de 150 toneladas, estimavam.

Baleia-azul (Imagem: rawpixel.com/Freepik)

Nova análise não é unânime

Nem todos os cientistas concordaram com a revisão do estudo anterior.

Eli Amson, especialista em tecido ósseo no Museu Estadual de História Natural em Stuttgart (Alemanha), e autor do estudo original, discordou da nova proposta. Ele disse que a Perucetus foi extinta e tinha biologia diferente das baleias recentes.

Ele ainda afirmou que ele e seus colegas estão fazendo o próprio modelo 3D da espécie antiga para provar que a baleia era mais semelhante a um peixe-boi do que se imaginava.

Mesmo se o peso menor estimado na semana passada estiver certo, a espécie continua sendo grande para baleias da época em que viveu, já que estes animais começaram a evoluir apenas nos últimos milhões de anos.

O post Maior baleia do mundo pode não ser tão grande assim; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »