Tecnologia

Epic Games, dona do Fortnite, diz que Apple encerrou a sua conta de desenvolvedor; entenda a treta


Empresa pretendia oferecer novamente o marketplace Epic Games Store e o Fortnite para usuários de iPhone na Europa. Em 2020, a Apple excluiu o game da App Store. Imagem do jogo ‘Fortnite’
Epic Games/Divulgação
A Epic Games, criadora do popular jogo Fortnite, não pode mais acessar sua conta de desenvolvedor de apps na Apple. O anúncio foi feito pela própria Epic em comunicado na quarta-feira (6).
Desde agosto de 2020, Apple e Epic estão em uma dura batalha devido às taxas praticadas pela dona do iPhone em sua loja de aplicativos. Naquele ano, a empresa de Tim Cook chegou a excluir o game Fortnite da App Store.
➡️ Entenda o rolo: A Apple fica com uma fatia das transações realizadas na App Store – desde a compra do app em si, até aquisições realizadas dentro do aplicativo, como itens de um jogo ou a assinatura de um plano, por exemplo. Essa política desagrada várias empresas com apps na App Store.
Na última segunda (4), a União Europeia condenou a Apple a pagar multa de 1,8 bilhão de euros (R$ 9,7 bilhões) por impedir que o Spotify e outras empresas de streaming ofereçam aos usuários do iPhone opções de pagamento fora da App Store.
A Epic Games disse que pretendia usar a conta de desenvolvedor para trazer seu marketplace on-line, a Epic Games Store, e o jogo Fortnite de volta para dispositivos iOS na Europa.
Nesta semana, por determinação da União Europeia, a Apple passou a ter suporte a lojas de aplicativos de terceiros, o que é inédito, uma vez que a gigante norte-americana tem um sistema fechado. Até então, ela só permitia a instalação de apps pela App Store – em outros países, essa regra segue valendo.
“Esta é uma violação grave da Lei de Mercados Digitais e mostra que a Apple não tem intenção de permitir a verdadeira concorrência em dispositivos iOS”, disse a Epic Games em comunicado.
O que diz a Apple
Em comunicado, a Apple afirmou que acredita que decisões judiciais confirmaram que ela tem “total discrição” para encerrar qualquer conta de desenvolvedor da Epic Games após a dona do Fortnite violar suas obrigações contratuais nos acordos de desenvolvedor da Apple, que devem ser assinados para garantir uma conta de desenvolvedor.
“Diante do comportamento passado e contínuo da Epic, a Apple optou por exercer esse direito” de encerrar a conta da Epic Games, disse a Apple, sem especificar qual comportamento causou o encerramento.
LEIA TAMBÉM:
Saiba como tirar confirmação de leitura de mensagens no Instagram
Elon Musk processa dona do ChatGPT por visar lucro, e não o benefício das pessoas
Justiça de SP manda Meta, dona do Facebook, parar de usar marca no Brasil
Apple Vision Pro: veja primeiras impressões sobre óculos de realidade virtual
Apple Vision Pro: veja primeiras impressões sobre óculos de realidade virtual
Como funciona o Gemini, a inteligência artificial mais poderosa do Google
Como funciona o Gemini, a inteligência artificial mais poderosa do Google
g1 testa iPhone 14
g1 testa iPhone 14

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »