Guarujá

Guarujá troca resíduos por alimentos e eco moedas nesta terça-feira

Primeiro ‘Recicla Comunidade 2024’ acontece no Sítio Conceiçãozinha,

O primeiro ‘Recicla Comunidade 2024’ acontece nesta terça-feira (12), das 14 às 17 horas, na Rua Bento Pedro da Costa – Sítio Conceiçãozinha, em Vicente de Carvalho. A população poderá trocar resíduos plásticos e óleo de cozinha usado por eco moedas, além de produtos de necessidade básica. A mobilização dos moradores locais integra o Projeto ‘Reciclou, Ganhou!’, da Prefeitura de Guarujá, com a atuação direta da Loja Eco Troca Cavalo Marinho e o incentivo de diversos parceiros.

Ao entregar um quilo ou litro de resíduos, os participantes poderão garantir eco moedas e outros produtos a sua escolha. Já a cada 20 quilos ou litros, será possível levar para casa uma cesta básica com alimentos não perecíveis e legumes fresquinhos (mediante disponibilidade). Os itens plásticos só serão aceitos desde que estejam limpos e amassados.

A programação terá, ainda, muita educação ambiental e distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica. O objetivo é fortalecer a importância da reciclagem e, ao mesmo tempo, ampliar a logística reversa. Somente em uma das edições de 2023, foram recolhidos 1.433 quilos de plásticos.

Idealizadores e apoiadores que fazem a diferença

A ação ‘Recicla Comunidade’ é realizada pelo Centro Comunitário Conceiçãozinha e o Projeto Socioambiental Eco-comunidade, com o apoio dos poderes Executivo e Legislativo, iniciativa privada e instituições sem fins lucrativos. Entre eles, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Terminal Exportador de Guarujá e Terminal de Exportação de Açúcar de Guarujá (Teg/Teag), Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano, Uma Gota no Oceano e Instituto Elos.

‘Reciclou, Ganhou!’

O ‘Reciclou, Ganhou!’ faz parte do Programa Recicla Guarujá, que conscientiza sobre a importância da coleta seletiva e da destinação adequada dos resíduos sólidos. A iniciativa é desenvolvida em 14 Lojas Eco Troca e feiras orgânicas pontuais.

The post Guarujá troca resíduos por alimentos e eco moedas nesta terça-feira first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »