Guarujá

Galinha perde seus ovos em enchente, choca ovos de pata que fugiu e se sente ‘mãe adotiva’ no litoral de SP; VIDEO


Galinha perdeu os próprios ovos durante um alagamento em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Tutora colocou os filhotes de uma pata, que fugiu com medo da chuva, para ser chocado pela ave. Galinha choca ovos de pata e vira ‘mãe adotiva’ em Praia Grande (SP)
Uma galinha perdeu os próprios ovos durante um alagamento causado pelas fortes chuvas que atingiram a cidade de Praia Grande, no litoral de São Paulo. Em seguida, ela chocou os ovos de uma pata, que fugiu com medo das águas. Agora, a galinha acredita ser a mãe dos seis patinhos que a seguem para todo o lugar.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Sueli Silva Reis, de 54 anos, contou à equipe de reportagem nesta quinta-feira (21) que os animais vivem em um quintal próximo a um rio. Com as fortes chuvas, o nível da água subiu e a pata fugiu com medo. Ela desistiu dos próprios ovos, que foram resgatados ainda secos pela mulher.
Já os ovos da galinha, Sueli explicou que estavam submersos e não conseguiu chegar a tempo de pegá-los. De acordo com a tutora, o animal, apelidado de pintada, também estava nas águas da enchente. Todos os animais estão bem.
Galinha choca ovos de pata e vira ‘mãe adotiva’ em Praia Grande (SP)
Antonio Cassimiro/PGN Notícias
Diante da situação, Sueli colocou os ovos da pata para a galinha chocar. Ela, que adotou dois filhos e resgatou mais de 40 animais, afirmou que a galinha pintada demonstrou ser da família e tornou-se uma ótima mãe adotiva.
“Ela se sente mãe deles. O meu filho quer brincar com os filhotes e ela não deixa, fica brava. Ninguém pega os patinhos, ela protege mesmo. A natureza é linda demais”, afirmou Sueli.
Nas imagens, é possível ver que eles também a veem como uma mãe. Os patinhos seguem a galinha e se protegem embaixo dela (veja acima).
Patinhos seguem a galinha que os chocou em Praia Grande (SP)
Arquivo pessoal
Comportamento adotivo
O biólogo e ornitólogo [especialista em aves] Bruno Lima explicou ao g1 que o comportamento adotivo é comum na natureza. “[Os filhotes] buscam proteção […]. Eles veem a galinha como uma mãe mesmo”, acrescentou.
De acordo com o especialista, os patos não terão problemas no desenvolvimento, pois a galinha consegue alimentá-los com pequenos insetos da mesma forma que a pata faria. Os filhotes, porém, podem desencadear comportamentos de galinhas.
“A galinha, com certeza, não vai ensinar a nadar. Os patos quando nascem seguem a primeira coisa que vêem. Pode ser uma bota, uma criança ou uma galinha”, explicou o biólogo.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »