Tecnologia

Apple Pay e Carteira do Google: como pagar por aproximação com iPhone e Android


Carteiras digitais permitem armazenar cartões de crédito e débito no celular, além de guardar documentos e outras informações importantes, como ingressos de shows e passagens aéreas. Aplicativos de carteira digital do Google e da Apple podem ser usados para fazer pagamento por aproximação e compras online
Naipo.de/Unsplash
A
e o Google oferecem aplicativos que funcionam como carteiras digitais. Eles são usados principalmente para guardar dados de cartões de crédito e débito, mas também permitem armazenar documentos e informações sobre ingressos de shows e passagens aéreas, por exemplo.
Como o nome indica, o Apple Pay só está disponível para aparelhos da Apple. A Carteira do Google pode ser usada apenas no Android. Em ambos, o celular precisa ter NFC (sigla para “comunicação por campo de proximidade”), presente na maioria dos dispositivos lançados nos últimos anos.
Veja a seguir detalhes sobre as carteiras digitais do Google e da Apple:
O que é uma carteira digital?
As carteiras digitais são seguras?
Como usar a carteira digital?
Quais são os cartões compatíveis?
O que mais dá pra guardar na carteira digital?
???? O que é uma carteira digital?
Uma carteira digital é um aplicativo que permite armazenar dados de pagamento, como cartões de crédito e débito, que podem ser usados em lojas físicas ou na internet.
Em lojas físicas, basta seguir o procedimento do aplicativo e aproximar o celular da maquininha de pagamento (veja mais abaixo).
Nas compras online, é possível inserir no formulário de pagamento os dados sobre cartões que estão armazenados na sua conta. Em alguns casos, a loja virtual também pode exibir um botão para pagar com o Apple Pay ou a Carteira do Google.
???? As carteiras digitais são seguras?
As duas carteiras usam várias camadas de segurança para proteger as informações financeiras dos usuários. As principais medidas presentes em ambas as ferramentas incluem:
➡️ Criptografia: as informações nas carteiras são criptografadas nos bastidores do aplicativo, ou seja, elas são embaralhadas e transformadas em uma sequência de código. Essa ação dificulta a leitura do dado por pessoas não autorizadas.
➡️ Token: em vez do número real do cartão, os serviços criam um código virtual para representá-lo. É o token que é enviado para o estabelecimento em que você faz a compra. Assim, o número real do cartão nunca é compartilhado.
➡️ Senhas: as plataformas exigem senhas para liberar o acesso do usuário ao aplicativo. Elas variam entre PIN (sequência numérica), impressão digital ou até reconhecimento facial.
???? Como usar a carteira digital?
Carteira do Google: pode ser baixada na loja de aplicativos Play Store, por meio deste link. Siga as instruções para instalar e conectar o aplicativo à sua conta do Google. Para cadastrar um cartão ou documento, siga os passos abaixo:
Na tela inicial da Carteira do Google, toque em “Adicionar à Carteira”;
Em seguida, selecione a opção “Cartão de débito ou crédito”;
Alinhe a câmera do celular ao cartão físico, como indicado, ou insira os dados manualmente;
Clique em “Salvar”;
Aceite os termos do emissor do cartão;
Conclua a verificação no aplicativo do banco.
Para pagar, basta desbloquear a tela do celular, aproximá-lo da maquininha por alguns segundos (não é preciso abrir o aplicativo Carteira do Google) e, se necessário, seguir as instruções que aparecerão na tela.
Carteira do Google
Divulgação/Google
No Apple Pay: o Carteira (também conhecido como Wallet) é o app que para permite guardar dados como cartões de crédito e débito, ingressos, cartões de embarque e comprovantes de vacinação. Os cartões salvos na Carteira podem fazer pagamentos pelo Apple Pay, seguindo esse passo a passo:
Toque no botão “Adicionar +”;
Escolha “Cartão de Débito ou Crédito”;
Toque em “Continuar”;
Posicione o cartão na moldura ou selecione “Inserir Dados Manualmente”;
Aceite os termos do emissor do cartão;
Conclua a verificação no aplicativo do banco.
Para pagar, clique duas vezes no botão à direita (se o iPhone tiver Face ID) ou no botão Home (se o celular tiver Touch ID). Depois, aproxime o aparelho próximo do leitor de pagamentos até que ele mostre um “OK” e um sinal de verificação na tela.
Como adicionar cartão na Carteira (Wallet) da Apple
Reprodução/Apple
???? Quais são os cartões compatíveis?
Os modelos de carteira digital aceitam as principais bandeiras, como Mastercard e Visa, e bancos, como Caixa, Bradesco, Itaú, Nubank e Banco do Brasil, entre outros.
Desde que foram lançadas no Brasil, as plataformas têm ampliado o número de cartões aceitos. É possível consultar a lista completa de bancos aceitos no site do Apple Pay e da Carteira do Google.

???? O que mais dá pra guardar na carteira digital?
Sim. Também é possível usar as carteiras da Apple e do Google para armazenar passagens aéreas, ingressos, certificados de vacinação e controles de acesso a espaços com fechaduras inteligentes.
O Google destaca que, em algumas cidades, seu aplicativo pode ser usado no transporte coletivo. Já a Apple afirma que sua carteira serve para guardar dados de algumas redes de vale-alimentação.
Leia também:
Você sabe identificar uma imagem que foi manipulada com inteligência artificial?
Foto de Kate: clique e veja detalhes que despertaram desconfiança sobre a imagem
Lei da União Europeia que regula big techs entra em vigor; entenda
Golpe do cartão por aproximação: veja como agem os criminosos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »