Guarujá

Jornal A Tribuna completa 130 anos e recebe homenagem no Congresso Nacional, em Brasília


Sessão solene aconteceu no plenário da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (26). Deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) entregou uma placa aos diretores em homenagem aos 130 anos
Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
O Jornal A Tribuna completa 130 anos neste 26 de março. O veículo se fez presente em todas as lutas democráticas da Baixada Santista e do Brasil ao longo das últimas 13 décadas. Relatou fatos, deu voz à pluralidade, fez cobranças, gerou reflexões. No dia do aniversário, o jornal A Tribuna foi homenageado em Brasília. Os diretores do jornal subiram ao plenário da Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional, para continuar fazendo história.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp
O jornal A Tribuna foi fundado em 26 de março de 1894, inicialmente como Tribuna do Povo. Ao longo do tempo, outros veículos foram surgindo, nascendo o Grupo Tribuna. Além do Jornal, atualmente, fazem parte do Grupo, a TV Tribuna, a Tri FM e os sites A Tribuna Online, g1 Santos e ge Santos e Região.
Uma sessão solene em homenagem ao jornal foi proposta pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados. A solenidade reuniu membros da família Santini, autoridades políticas e empresariais.
“Quis o destino que hoje, dia 26 de março de 2024, exatos 130 anos depois, eu, como diretor-presidente de A Tribuna, estivesse aqui em Brasília, na Câmara dos Deputados, um dos alicerces da democracia brasileira, para celebrar esse momento especial”, ressaltou o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini.
Marcos destacou que A Tribuna tem um compromisso inabalável com a democracia e com a credibilidade. “Se chegamos aos 130 anos é por causa de muito esforço e trabalho”, completou.
Jornal A Tribuna completa 130 anos de história
O diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, pontuou que desde a sua fundação, o jornal tem moldado a história da região, documentando momentos cruciais, celebrando conquistas e desafiando injustiças.
“Gerações foram informadas, inspiradas e unidas. Desde reportagens investigativas que fizeram diferença na vida da nossa comunidade até a cobertura de grandes eventos em todos os campos do conhecimento, o jornal desempenhou um papel fundamental na formação da identidade coletiva da nossa região e, especialmente, no desenvolvimento econômico de suas cidades”, disse.
Roberto Santini afirmou é essencial reconhecer e agradecer a cada um que ajudou e ajuda a construir a história de A Tribuna. “Suas páginas carregam o peso do legado de gerações de jornalistas, editores, fotógrafos, publicitários, administradores e colaboradores que dedicaram suas vidas para contar as histórias que moldam nossa comunidade. E assim como a evolução da própria sociedade, A Tribuna se alinha às novas tecnologias”.
Jornal A Tribuna completa 130 anos nesta terça-feira (26) com sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília
Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) disse que, com alegria e satisfação realiza a homenagem. Ele também é um santista, cresceu se informando por A Tribuna, até ver própria carreira política ser destaque nas páginas do mais tradicional veículo de comunicação da Cidade.
“Eu aprendi a ler pelo jornal A Tribuna, quando acordava, logo cedo, meu pai (o ex-prefeito de Santos Paulo Gomes Barbosa, já falecido) já estava lendo A Tribuna”, destacou Barbosa. “A Tribuna é nossa bíblia, leitura obrigatória, dizia meu pai.
Placa e escultura
O deputado entregou uma placa aos diretores em homenagem aos 130 anos e recebeu das diretoras vice-presidentes do Grupo Tribuna, Renata Santini Cypriano e Flavia Clemente Santini, uma pequena escultura de O Tribuneiro, símbolo do jornal e que está presente na entrada da sede do Grupo Tribuna, em Santos.
“É uma importância única essa homenagem, fruto do trabalho dos meus familiares, do meu avô, dos meus pais e de todos os colaboradores e leitores, porque sem eles não faríamos essa história. E sempre nos atualizamos, nossas notícias hoje estão em todas as plataformas”, afirmou Renata.
Para Flávia, é emocionante comemorar 130 anos na capital federal. “Para um órgão de imprensa chegar até aqui precisa ter credibilidade. Trabalhamos muito para isso, fazendo diariamente a história desse País”
Sessão solene em homenagem aos 130 anos do Jornal A Tribuna foi realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília
Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
Credibilidade e bom jornalismo
O diretor executivo do Grupo Tribuna, Airton Vasconcelos, falou sobre a felicidade pela propositura do deputado, aprovada por todos os parlamentares. “É uma grande honra estar em Brasília, bem representado pela família Santini, além da presença de colaboradores e várias autoridades e empresários de Santos”
O diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes, ressaltou que a homenagem é para todos os colaboradores que, ao longo dos últimos 130 anos, ajudaram a escrever a história de A Tribuna.
“Para mim, é uma honra representá-los. Continuaremos por muitos e muitos anos com o nosso compromisso com a imparcialidade, credibilidade e com o bom jornalismo”.
Para o diretor Comercial, Demetrio Amono, é um momento importante de celebração, com muito a comemorar. “Foram várias homenagens, passando pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), um encontro da ANJ (Associação Nacional de Jornais) na nossa sede e hoje, aqui em Brasília, na Câmara dos Deputados. É o reconhecimento de uma história, de tudo que foi construído nessas 13 décadas de compromisso com o desenvolvimento da região”.
Jornal A Tribuna completa 130 anos, nesta terça-feira (26), com sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília
Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »