Tecnologia

Apple libera emuladores de jogos retrô na App Store

A Apple passou a permitir emuladores de jogos na App Store, sua loja de aplicativos. As diretrizes atualizadas, notadas primeiro pelo site 9to5Mac, agora afirmam que aplicativos que emulam consoles de jogos retrô são bem-vindos e podem até oferecer games para download.

Para quem tem pressa:

  • A Apple atualizou suas diretrizes, permitindo agora que aplicativos emuladores de consoles retrô sejam oferecidos na App Store – até com a opção de disponibilizar jogos para download;
  • Anteriormente, era necessário utilizar métodos não autorizados, como jailbreak ou sideloading, para instalar emuladores em iPhones, por exemplo – prática que agora pode se tornar obsoleta com a nova política;
  • Embora os emuladores estejam permitidos, a Apple exige que os desenvolvedores sejam responsáveis pelo conteúdo de seus aplicativos, assegurando a conformidade com as leis e direitos dos jogos;
  • A mudança nas diretrizes da Apple parece ser em resposta à Lei dos Mercados Digitais (DMA) da União Europeia (UE), mas vale para desenvolvedores mundo afora.

Até então, era proibido disponibilizar emuladores na App Store. Mas desenvolvedores tinham encontrado maneiras de distribuí-los para usuários do iOS, o sistema operacional do iPhone. Para poder instalá-los, os usuários geralmente precisam recorrer a jailbreaks e ferramentas de sideloading. Ou lojas de aplicativos alternativas não autorizadas pela empresa.

Leia mais:

Emuladores retrô na App Store

app store
(Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Para começar, essa atualização de regra da Apple pode eliminar a necessidade de os usuários passarem por caminhos tão tortuosos para curtir jogos retrô nos seus aparelhos. Além disso, a atualização pode abrir espaço para emuladores disponíveis para Android chegarem ao iOS.

No entanto, a Apple adverte os desenvolvedores de que eles “são responsáveis por todo o software oferecido em [seu] aplicativo, incluindo garantir que tal software esteja em conformidade com estas Diretrizes e todas as leis aplicáveis.” Ou seja, emuladores na App Store: pode. Jogos piratas para emuladores: não pode. 

Pessoa jogando em iPhone usando controle do PlayStation 4
(Imagem: DenPhotos/Shutterstock)

No juridiquês, essa ressalva significa que no caso de aplicativos com títulos para download, os desenvolvedores precisam ter os direitos dos títulos. Na prática, significa que os fãs de consoles específicos devem torcer para que suas respectivas empresas planejem lançar emuladores oficiais para iOS. 

As mudanças mais recentes nas diretrizes para desenvolvedores da Apple parecem ser motivadas pela regulamentação da Lei dos Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês) da União Europeia (UE), que mira práticas anticompetitivas de big techs. Mas a nova regra sobre emuladores aplica-se aos desenvolvedores em todo o mundo.

O post Apple libera emuladores de jogos retrô na App Store apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »