Tecnologia

Carro voador 4×4? Modelo já está sendo testado na Espanha

Os carros voadores se popularizaram de vez, mas, com tantas opções, ficou difícil de acompanhar em que pé anda cada um. Um novo carro voador espanhol chamado FlyFree pode ser um dos que se destacará na sua mente: ele tem uma aparência até que comum, com exceção das hélices.

Ao olhar para as extremidades do modelo, você não verá uma hélice normal, mas sim um conjunto de quatro hélices no lugar de uma (um verdadeiro veículo 4×4).

Leia mais:

Carro voador FlyFree

A empresa por trás do FlyFree é a espanhola Crisalion Mobility, que também trabalha com outras modalidades de transporte autônomo.

Com um design tradicional, o diferencial com certeza é nas extremidades: uma única hélice, como conhecemos em helicópteros, é substituída por quatro.

A mudança não é apenas estética. O objetivo é usar as hélices adicionais para ajudar no controle da inclinação do veículo e dar mais estabilidade aos passageiros. Isso porque outros eVTOL (aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, os carros voadores) precisam conciliar as rajadas de vento ou interferências internas com inclinação própria, o que não deve ser muito confortável para quem está no interior.

O modelo já conta com protótipos e testes. Veja como ele voa na prática:

Desvantagens

  • Claro, há desvantagens. Como pontuou o New Atlas, o carro voador depende do conjunto das 16 hélices para atingir seu objetivo. Se uma extremidade falhar, o modelo perde um quarto da propulsão total, sem outra forma de se estabilizar no ar;
  • Outro malefício é que um sistema de 16 hélices menores, ao invés de quatro mais potentes, requer uma energia maior, o que diminui a eficiência e alcance;
  • Porém, o carro voador ainda é um protótipo;
  • A empresa espanhola parece ter reconhecido o problema e fez mudanças na próxima versão, incluindo uma cauda em forma de T que pode apoiar na estabilização sem depender completamente das hélices.
FlyFree ao lado de um transporte terrestre autônomo da empresa (Foto: Crisalion Mobility/Reprodução)

Quando o carro voador será comercializado?

Não tão cedo.

Recentemente, segundo o Electric VTOL News, a Crisalion Mobility foi selecionada para uma rodada de investimentos de 5,4 milhões de euros, cerca de R$29,3 milhões.

No entanto, o foco deve ser os veículos terrestres da empresa, deixando o carro voador de lado por um tempo.

O post Carro voador 4×4? Modelo já está sendo testado na Espanha apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »