Tecnologia

Epic Games quer mudanças na loja de aplicativos do Google

A Epic Games, empresa que desenvolve jogos como o popular Fortnite, está pedindo a um juiz federal na Califórnia que force o Google a abrir sua loja de aplicativos, a Play Store, para maior concorrência. As informações são da Reuters.

O episódio vem a tona depois de um júri concluir que o Google abusou de seu poder como dono de muitos aplicativos no sistema para celulares Android, por meio da Play Store, a loja oficial de aplicativos da companhia.

Leia mais:

A Epic Games apresentou sua proposta durante um processo judicial na última quinta-feira (11), ao juiz distrital dos EUA, James Donato, em San Francisco.

A ideia, entre outras demandas, é que o Google, por meio da Play Store, permita a distribuição de lojas de aplicativos de terceiros concorrentes por seis anos. Também se exige que o Google tenha poder limitado para fazer acordos com fabricantes de celulares que restringem o pré-carregamento de lojas de aplicativos concorrentes.

google
(Imagem: Antonio Salaverry / Shutterstock.com)

Decisão anterior constatou atividade ilícita do Google

Donato presidiu em dezembro um julgamento antitruste de grande repercussão que terminou com o júri dando o veredito contra o Google. Os pedidos de comentários da Reuters não foram respondidos imediatamente por representantes do Google e da Epic Games.

  • O júri alegou que o Google impediu ilegalmente a capacidade dos desenvolvedores de distribuir livremente seus aplicativos fora da Play Store.
  • Junto a isso, manteve um controle excessivamente rígido sobre os pagamentos de transações dentro dos aplicativos.
  • O Google defendeu as práticas de sua loja de aplicativos e negou qualquer irregularidade.

Quanto a proposta mais recente da Epic Games, o Google precisa responder até o dia 3 de maio. O processo não exigia indenização monetária.

Pessoa segurando celular com logotipo da Epic Games e personagens de Fortnite ao fundo
(Imagem: Daniel Constante / Shutterstock.com)

O post Epic Games quer mudanças na loja de aplicativos do Google apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »