Tecnologia

Ataque hacker às escovas de dentes é real?

Um suposto caso de ataque de DDoS com uso de três milhões de escovas de dentes inteligentes virou assunto na internet quando o jornal suíço Aargauer Zeitung divulgou tal hipótese.

A empresa de cibersegurança Fortinet teria dado a entender que um ataque de hackers às escovas de dentes inteligentes poderia acontecer. De forma que a invasão utilizaria de uma botnet composta de 3 milhões de escovas “sequestradas” e ordenadas a acessar o servidor da vítima. Mas será que essa hipótese é real ou não passou de uma grande falha de comunicação entre a fonte e o jornal? Confira!

Leia mais:

Como a história do ataque hacker às escovas de dentes começou?

Hacker russo. Homem de capuz e máscara escura. Crimes cibernéticos. Roubo de identidade.
Imagem: FamVeld/Shutterstock

A partir da publicação da matéria do jornal suíço Aargauer Zeitung sobre um possível ataque de negação de serviço (DDoS) de enormes proporções contra uma empresa local, no caso a Fortinet, a história se espalhou.

Dessa forma, o caso foi assunto nas redes sociais, repercutindo bastante no meio da cibersegurança. Com isso, surgiram com vários comentários de pessoas abismadas com a audácia dos invasores. Além disso, alguns até questionaram sobre como estamos vulneráveis por usarmos dispositivos conectados.

No entanto, desde que surgiu tal notícia, outras empresas já questionavam tal ideia. A Bleeping Computer, por exemplo, apresentou evidência de que as informações dão a entender que a história é falsa. Sobretudo, porque a empresa que seria a fonte da matéria, a Fortinet, nem confirmou a hipótese.

Muito pelo contrário, em um comunicado enviado ao próprio site Bleeping Computer, a Fortinet se defendeu. A empresa de cibersegurança afirma que usou o caso durante essa entrevista apenas como “uma ilustração de um tipo de ataque” e não um ataque real “baseado em pesquisas”. A Fortinet ainda deixou claro que não detectou atividades de botnets conhecidas envolvendo tais dispositivos de escovas de dentes inteligentes.

Por que a notícia do ataque hacker às escovas de dentes não é verdadeira?

Escova de dentes elétrica
Imagem: New Africa / Shutterstock

Como já mencionamos, a fonte da notícia foi o jornal suíço Aargauer Zeitung, que citou a empresa de segurança Fortinet em uma reportagem que, pelo que pudemos ver, repercutiu com um dado inverídico.

Afinal, a Fortinet afirmou na sequência que nunca detectou um ataque desse tipo e, que apenas citou tal hipótese, como uma possibilidade meramente teórica. Vale lembrar que um executivo da empresa levantou tal possibilidade durante a entrevista. O que ele não contava é que tal informação ganharia tamanha notoriedade.

Portanto, existe a possibilidade do desencontro de informações devido algum erro de tradução, interpretação ou comunicação entre o jornal e a Fortinet, que acabou tomando grandes proporções sobre o falso ataque.

Em contrapartida, o jornalista responsável pela matéria negou que isso tenha acontecido, revelando que a história foi de fato apresentada como um exemplo real e revisada pela própria companhia de cibersegurança.

O post Ataque hacker às escovas de dentes é real? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »