Guarujá

Santos, SP, irá construir nova estação elevatória para combater as enchentes na entrada da cidade


Obras, orçadas em mais de R$ 60 milhões, devem ser iniciadas no segundo semestre de 2024. Termo de cooperação foi assinado entre a Ecovias, MRS Logística e Autoridade Portuária de Santos (APS). Estação Elevatória com Comportas (EEC) Engenheiro Marcos Diniz, na Zona Noroeste
Prefeitura de Santos
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, anunciou a construção de uma nova Estação Elevatória (EE0) na Zona Noroeste. De acordo com a administração, a instalação do equipamento busca mitigar os alagamentos na região. O início das obras está previsto para o segundo semestre.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a administração municipal, a estação será implantada na entrada da cidade, na Av. Nossa Senhora de Fátima. Para viabilizar a construção do sistema de drenagem e da estação, foi assinado um termo de cooperação com a Ecovias, MRS Logística e Autoridade Portuária de Santos (APS).
A estimativa é de que a obra, orçada em mais de R$ 60 milhões, comece no segundo semestre deste ano, dependendo do licenciamento ambiental. Os trabalhos devem ser realizados no período de dois anos.
Equipamento será instalado na entrada da cidade, em Santos.
Divulgação/Prefeitura de Santos
A EE0 consiste na criação de um reservatório e estação com capacidade de bombeamento de 5m³ de água por segundo, entre o equipamento e o estuário de Santos. A validação do projeto será realizada pela MRS e APS, uma vez que a tubulação passará por áreas deles.
As intervenções são contempladas pelo pacote de obras da entrada de Santos, do Governo do Estado, e será realizada pela Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI).
Ainda de acordo com a Prefeitura de Santos, o trânsito da região não deve ser impactado com o início dos trabalhos, uma vez que todo o serviço de drenagem será feito de forma subterrânea, sem a necessidade de interdição das vias.
Outras intervenções
A administração ainda ressaltou que esta será a terceira estação elevatória construída na Zona Noroeste. A primeira foi inaugurada em 2023, no bairro Castelo, beneficiando moradores deste bairro e da Areia Branca, além do Jardim Guassu, em São Vicente.
Já a construção da Estação Elevatória com Comporta (EEC6) deve ser iniciada em agosto, juntamente com a execução das obras de canalização do Rio Lenheiros, no Saboó. As obras são realizadas em parceria com a MRS Logística, que terá o auxílio do Governo Federal.
As obras consistem na construção de galerias para drenar a água da chuva das áreas urbanas, sob a linha férrea até o rio Lenheiros, principalmente no ligamento entre a Avenida Nossa Senhora de Fátima e a Praça José Bonifácio. Os serviços têm previsão de término em julho de 2026.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »