Tecnologia

Apple retira WhatsApp e Threads de loja de apps na China após ordem do governo


Autoridades chinesas alegam preocupações com a segurança nacional. O Telegram e Signal também foram removidos. Logo da Apple
Unsplash/ Zhiyue
A Apple removeu, nesta sexta-feira (19) ,o WhatsApp e o Threads, ambos da Meta, da App Store na China após receber ordens do governo chinês, que citou preocupações com a segurança nacional.
“A Administração do Ciberespaço da China ordenou a remoção desses aplicativos da loja da China com base em suas preocupações com a segurança nacional”, disse a Apple. “Somos obrigados a seguir as leis dos países em que operamos, mesmo quando não concordamos”, disse a empresa.
A remoção dos aplicativos sugere uma intolerância crescente por parte do governo chinês em relação aos serviços de mensagens estrangeiros que estão fora de seu controle.
O Telegram e Signal também foram removidos da loja. Outros aplicativos da Meta, incluindo Facebook, Instagram e Messenger, permaneciam disponíveis para download, de acordo com verificações da Reuters.
Não ficou claro como WhatsApp e o Threads podem ter causado preocupações de segurança para as autoridades chinesas. Segundo o jornal New York Times, o governo chinês encontrou conteúdo sobre o presidente, Xi Jinping, que violava as leis de segurança cibernética.
A Meta se recusou a comentar e encaminhou os questionamentos à Apple. A Administração do Ciberespaço da China também não se pronunciou.
Nenhum dos quatro aplicativos — WhatsApp, Threads, Telegram e Signal — é amplamente utilizado na China. O WeChat, da Tencent, é de longe o serviço mais usado.
As plataformas suspensas continuam disponíveis em Hong Kong e Macau porque são regiões autônomas.
Leia também:
Como limpar a lente da câmera do celular?
Regulação da inteligência artificial é necessária, mas não pode ser excessiva, defendem líderes
Estudo contraria ideia de que jovens brasileiros usam mais internet
Assista ao vídeo abaixo e saiba o que fazer se o celular cair na água
Saiba o que fazer se o celular cair na água
Como funciona um celular sem aplicativos? Veja abaixo
Um smartphone sem apps

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »