Guarujá

Entenda o que se sabe sobre o caso da adolescente que sumiu por três meses com namorado


Menina, de 16 anos, foi encontrada debilitada e sem acesso à higiene pessoal. Ela estava a mais de 300 km de distância da cidade onde mora, no Paraná. G1 em 1 minuto – Santos: Adolescente desaparecida no Paraná é encontrada no litoral de SP
Uma adolescente de 16 anos, que estava desaparecida há três meses, foi encontrada junto com o namorado, de 19, em Peruíbe, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo g1, ela foi localizada debilitada e sem acesso à higiene pessoal, a mais de 300 km de Piraquara (PR), onde mora com a mãe. O g1 reuniu todas as informações sobre o caso (veja mais abaixo).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A menina sumiu no dia 1º de fevereiro. A mãe, Lucieli Gil da Luz, registrou um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento da filha, e o caso passou a ser investigado pela Polícia Civil.
Entenda o que se sabe sobre o caso:
Como está a adolescente?
Como ela foi encontrada?
O que diz a mãe após o reencontro?
O que aconteceu com o namorado?
Por que ela fugiu?
É crime?
1 – Como está a menina?
Segundo Lucieli, mãe da adolescente, a filha estava vivendo em situação de rua e passou por dificuldades em Peruíbe (SP).
Ao g1, a mãe revelou estar preocupada com o bem-estar da filha. A menina, segundo ela, está com uma aparência “irreconhecível” (veja o relato de Lucieli sobre o caso mais adiante).
2 – Como ela foi encontrada?
A Polícia Civil localizou a adolescente junto com o namorado dela, enquanto o casal deixava uma agência bancária no Centro de Peruíbe (SP), na segunda-feira (29).
A equipe da Delegacia Sede de Peruíbe foi acionada pela Polícia Civil do Paraná, que descobriu que o casal tentaria sacar dinheiro para se manter na cidade do litoral de São Paulo.
Adolescente dada como desaparecida é encontrada saindo de agência bancária com o namorado em Peruíbe (SP)
Divulgação/Polícia Civil
3 – O que diz a mãe após o reencontro?
Lucieli contou ter pegado um ônibus para reencontrar a filha na madrugada de segunda-feira (6), chegando em Peruíbe no início da manhã.
“Com certeza foi um alívio [encontrá-la]”, desabafou a mãe. “A situação em que ela está é bem feia. Ela está irreconhecível do que era antes mas, se Deus quiser, tudo vai se ajeitar”.
4 – O que aconteceu com o namorado?
O namorado da adolescente, de 19 anos, foi ouvido e liberado pela equipe da delegacia de Peruíbe (SP), chefiada pelo delegado titular Ricardo Wagner Zaitune e o chefe dos investigadores Anderson Lomenzo Buono.
5 – Por que ela fugiu?
De acordo com o boletim de ocorrência, obtido pela equipe de reportagem, Lucieli relatou aos policiais que a filha estava passando bastante tempo no celular.
Apesar disso, a mulher ressaltou que acredita que a adolescente não tinha motivos aparentes para fugir. Mesmo após o reencontro entre mãe e filha, o motivo para a fuga da menina com o namorado ainda não foi divulgado publicamente.
6 – É crime?
O g1 consultou um advogado para apurar sobre a possibilidade de crime no caso. Segundo Thyago Garcia, antes dos 14 anos a lei prevê que a pessoa não tem capacidade de consentimento.
“Depois dessa idade, só há crime se houver obrigação por parte de outra pessoa, como troca de relações por dinheiro ou outro tipo de exploração”, explicou o especialista.
Neste caso, de acordo com Thyago, só será considerado um crime se houver uma outra ação que não seja a diferença de idade. Por exemplo, o namorado poderia ser punido se tivesse usado chantagem ou ameaças para fazer com que a adolescente fugisse de casa.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »