Geral

12 anos de g1 Santos: repórteres relembram histórias marcantes; confira


Portal de notícias que cobre os principais acontecimentos da Baixada Santista e Vale do Ribeira completa 12 anos neste sábado (11). g1 Santos celebra 12 anos neste sábado (11)
Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
O g1 Santos completa 12 anos neste sábado (11) com mais de 1,8 bilhão de pageviews. O número impressiona, assim como as histórias que fizeram com que o portal de notícias da Baixada Santista e Vale do Ribeira alcançasse a marca. Em meio à enxurrada de informações e reportagens produzidas, os repórteres fizeram um exercício e lembraram das matérias mais marcantes neste último ano.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Assim como o dia a dia na redação, em que estes profissionais contam histórias de personagens, fazem reportagens de fiscalização, cobrança e têm a apuração das hard news — notícias que surgem de última hora, que são mais factuais e geram grande repercussão –, eles escolheram um pouco de cada exemplo citado. Confira abaixo:
Brenda Bento, repórter do g1 Santos
Vanessa Rodrigues/AT
A repórter Brenda Bento escolheu uma matéria de amor em que o entrevistado fez menção ao romance de Romeu e Julieta, escrito por William Shakespeare (1564 – 1616). Jorge França falaria sobre como é trabalhar como motorista de aplicativo aos 76 anos, mas a história virou de uma forma inesperada e emocionante.
Além de dirigir contava aos passageiros lembranças sobre o amor que viveu com Marilea Mehl, que morreu há seis anos. “Nós jornalistas estamos acostumados a escrever histórias de violência e tragédias com uma frequência maior do que, infelizmente, nós desejamos”.
E complementou: “Quando surge um caso como esse, em que o personagem diz ter vivido uma história de amor ‘maior que Romeu e Julieta’, é como uma luz no fim do túnel, algo que preenche e acalanta nosso coração com a esperança de que ainda existem pessoas boas no mundo”, disse Brenda.
Thiago D´’Almeida, editor do g1 Santos
Vanessa Rodrigues/AT
Para o editor do g1 Santos, Thiago D’Almeida, uma das reportagens mais legais que fez recentemente foi sobre a história de Leonardo Machado, o Leo Mackina, que chegou a pesar mais de 200 quilos e se tornou campeão de fisiculturismo. “Sempre gostei de contar histórias inspiradoras e que possam motivar os leitores”.
D’Almeida contou que após a publicação da história o entrevistado enviou mensagens mostrando que várias pessoas o haviam procurado para contar que foram impactadas pelo conteúdo e estavam determinadas a mudar de vida, em busca de hábitos saudáveis.
Nicole Vasques, repórter do g1 Santos
Vanessa Rodrigues/AT
A repórter Nicole Vasques falou sobre como absorve as histórias difíceis que precisa apurar e reportar. Ela lembrou sobre o caso do adolescente Rafael Ferreira, que sofreu uma descarga elétrica de aproximadamente 8 mil volts e precisou amputar braços e pena.
“Conhecer a história do Rafael, de apenas 16 anos, foi uma experiência marcante. A partir de memórias detalhadas e carregadas de dor, José [o pai] recordou o acidente que levou o filho à mesa de cirurgia por diversas vezes. Mesmo após os 22 dias em coma, Rafael não perdeu a vontade de viver. Considero que seja um exemplo de força em meio às dificuldades”, disse a profissional.
Ágata Luz, repórter do g1 Santos
Vanessa Rodrigues/AT
Contar histórias dos moradores de uma ‘vila perdida’ que fica em volta da Usina Hidrelétrica de Itatinga, em uma área federal em Bertioga (SP), marcou a repórter Ágata Luz. Para chegar ao local, ela levou algo em torno de 2 horas, em uma viagem por mar e terra.
Ao chegar no destino, se deparou com um lugar, segundo ela, inesquecível. As casas em estilo inglês foram construídas em uma única rua ao redor da usina para acolher trabalhadores e familiares.
“Pude ouvir as histórias recheadas de emoção daqueles que abdicaram da rotina ‘normal’ para viver em um local de difícil acesso em prol do funcionamento da usina que abastece parte do maior porto do país. Em seguida, acompanhei a repercussão nacional da reportagem e relembrei o motivo de ter escolhido o jornalismo: dar voz às pessoas que acabam invisibilizadas” ressaltou Ágata.
Gyovanna Soares, repórter do g1 Santos
Vanessa Rodrigues/AT
A repórter Gyovanna Soares lembrou da matéria sobre o menino Yuri Gabriel, de cinco anos, que se machucou a pular do sofá para o colo do primo e que teve a perna condenada à amputação. Embora tenha passado por exames que não detectaram fraturas, teve a perna direita imobilizada por uma tala. O membro começou a inchar e causar dores na criança, que voltou ao hospital em Guarujá (SP).
Na unidade ouviram que a perna do menino estava gelada e que precisariam amputar. Os pais se desesperaram e, mesmo sem recursos, levaram o menino a um hospital particular em São Paulo, onde a conta ultrapassou R$ 2 milhões. Os médicos conseguiram recuperar a circulação na perna do menino e também pagar a conta, com a ajuda de uma vaquinha virtual.
“Acompanhar o caso do Yuri foi uma montanha-russa de emoções. Estávamos em contato com a família nas melhores e piores notícias. Mas, foi muito gratificante ver o quanto o Jornalismo teve o poder de transformar a vida deles”, disse ela.
Multiplataforma
g1 Santos completa 12 anos de história neste sábado (11)
Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
O g1 Santos celebra 12 anos neste sábado (11). No período, o portal se tornou referência em coberturas jornalísticas dos principais acontecimentos da Baixada Santista e Vale do Ribeira.
Em pouco mais de uma década, acumula mais de 1,8 bilhão de pageviews, ou seja, visualizações de páginas, além de distribuir diferentes tipos de conteúdos em diversas plataformas.
No site, televisão e até mesmo pelo WhatsApp, o público tem acesso aos conteúdos produzidos pela equipe de reportagem. Atualmente, a distribuição multiplataforma tem como objetivo entregar as produções do portal de notícias, Culinária 013 e o podcast Baixada em Pauta.
Segundo Alexandre Lopes, diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, o g1 Santos lidera o ranking de desempenho das afiliadas da Globo há quase 10 anos. “Isso demonstra o tamanho da qualidade do nosso trabalho”, afirmou ele.
Lopes pontuou que, para alcançar o sucesso, a equipe de reportagem trabalha diariamente pela entrega do melhor conteúdo ao público. “Somos uma das maiores referências em jornalismo digital no país graças ao trabalho desse time que não mede esforços para levar a informação mais precisa e com maior agilidade possível”, complementou.
Celebrar os 12 anos do g1 Santos, pra mim, é celebrar um dos maiores cases de sucesso do jornalismo regional
Distribuição de conteúdo
A coordenadora do g1 Santos, Mariane Rossi, acompanhou de perto a criação e consolidação do portal. Em um tempo de acessos simultâneos e por diferentes plataformas, ela ressaltou a importância da diversificação e entrega dos conteúdos.
“Vejo as transformações que o jornalismo digital sofreu ao longo dos anos, da apuração até a distribuição de conteúdo. O desafio é sempre estar em cima da notícia, apurar com qualidade, agilidade e precisão”, explicou a coordenadora.
Para Mariane, o combate às fake news evidencia o valor do jornalismo profissional. “Acredito que somente a notícia, bem apurada e checada, tem o poder de ajudar a transformar a nossa sociedade”, finalizou.
As plataformas
????️ Portal
Portal g1 Santos pode ser acessado por celulares e computadores
Arquivo/A Tribuna Jornal
Cobertura de notícias diárias, em texto e vídeo, dos principais acontecimentos da Baixada Santista e Vale do Ribeira. O portal é referência jornalística, com mais de 1,8 bilhão de Pageviews, e pode ser acessado pelo público por meio de aparelhos móveis [celulares e tablets] e computadores.
???? g1 em 1 Minuto
Diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes apresenta o g1 em 1 Minuto diariamente
Arquivo/A Tribuna Jornal
Boletins informativos em vídeo exibidos diariamente na TV Tribuna, emissora afiliada à Globo, e no portal. As principais notícias da região são apresentadas em apenas um minuto por Alexandre Lopes. As chamadas contam com um QR code que facilita o acesso às matérias completas no site.
????️Culinária 013
Apresentado por Mariane Rossi (à dir.), o Culinária 013 é publicado às sextas-feiras no portal e exibido aos sábados na TV Tribuna
g1 Santos
Programa de culinária semanal que aborda diferentes receitas produzidas na região. O conteúdo é apresentado por Mariane Rossi e publicado no portal, em formato de texto e vídeo, às sextas-feiras, além de ser exibido aos sábados na TV Tribuna.
????️️Baixada em Pauta
Apresentado por Matheus Müller (à esq.) e Luiz Linna (à dir.), o podcast Baixada em Pauta é publicado no portal aos sábados
g1 Santos
Podcast que aborda os assuntos mais relevantes na região. O programa, apresentado por Matheus Müller e Luiz Linna, é publicado em texto, vídeo e áudio aos sábados, no portal e em aplicativos de streaming, respectivamente. Os cortes dos bate-papos também são exibidos na TV Tribuna, na mesma data.
???? Canal no WhatsApp e redes sociais
Os conteúdos do g1 Santos são divulgados para milhares de internautas em diferentes plataformas, são elas: canal do WhatsApp, Facebook e X [antigo ‘Twitter’].
Nas redes sociais mencionadas, o g1 Santos conta com mais de 300 mil seguidores. No canal do WhatsApp, o portal tem mais de 30 mil leitores cadastrados.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »