Tecnologia

Algumas capitais devem registrar menor temperatura de 2024

Ao menos cinco capitais devem registrar a menor temperatura de 2024 nesta quarta-feira (15) no Brasil. Isso ocorre por conta do avanço da frente fria, que enfraqueceu parcialmente o bloqueio atmosférico que atua sobre o país.

Temperaturas despencam em (algumas) capitais do Brasil

  • Nesta quarta-feira (15), ao menos cinco capitais brasileiras devem registrar a menor temperatura de 2024 devido ao avanço de uma frente fria, que enfraqueceu parcialmente o bloqueio atmosférico sobre o país;
  • As capitais que devem registrar as menores temperaturas do ano são Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). No Sul, Porto Alegre deve ter mínima de 7ºC e Florianópolis, 12ºC;
  • As temperaturas também devem cair em São Paulo (16ºC) e Rio de Janeiro (18ºC), mas não serão as menores do ano. O meteorologista Vinícus Lucyrio da Climatempo destaca que o frio será momentâneo, com máximas elevadas previstas para o fim de semana;
  • O bloqueio atmosférico na região Centro-Sul do Brasil mantém as chuvas estacionadas no Sul. Ele impede que frentes frias avancem, concentrando instabilidades no extremo Sul do país.

O Sul é a região onde as temperaturas vão cair mais. Segundo meteorologistas da Climatempo, as capitais que devem registrar as menores temperaturas do ano são: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC).

Leia mais:

Em relação às capitais no Sul do Brasil, as mínimas previstas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta quarta são: 7ºC (Porto Alegre) e 12ºC (Florianópolis).

Temperaturas também devem cair no Sudeste, mas não tanto

Pessoas andando agasalhadas em dia frio em São Paulo
(Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

As temperaturas também devem cair em São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), mas as capitais do Sudeste não devem registrar a menor temperatura do ano. É o que comenta Vinícus Lucyrio, meteorologista da Climatempo, ao G1. As mínimas previstas para as capitais em questão são:

  • São Paulo: 16ºC;
  • Rio de Janeiro 18ºC.

Esse friozinho deve ser momentâneo no Centro-Sul do Brasil, com máximas elevadas previstas para este fim de semana. Por mais que a frente fria seja forte o suficiente para enfraquecer o bloqueio atmosférico, ela não vai romper esse sistema, que deve se estender até o fim de semana.

É esse bloqueio atmosférico que mantém as chuvas estacionadas no Sul. Atualmente, ele ocorre na região Centro-Sul do país e impede que as frentes frias avancem. Resultado: concentra as instabilidades no extremo Sul do país.

O post Algumas capitais devem registrar menor temperatura de 2024 apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »