Tecnologia

OpenAI: cofundador e cientista-chefe anuncia saída da empresa 

O cofundador e cientista-chefe da OpenAI, Ilya Sutskever, está deixando a empresa dona do ChatGPT. De acordo com a Reuters, a informação foi confirmada por Sam Altman, CEO da startup: “A OpenAI não seria o que é sem ele”. 

O que você precisa saber: 

  • Jakub Pachocki será o novo cientista-chefe da empresa, informou a OpenAI; 
  • Pachocki atuou anteriormente como diretor de pesquisa da OpenAI e liderou o desenvolvimento do GPT-4 e do OpenAI Five; 
  • Sutskever esclareceu que a decisão da saída ocorre devido a um novo projeto pessoal: “É pessoalmente muito significativo para mim, sobre o qual compartilharei detalhes no devido tempo”; 
  • Vale lembrar que o cofundador desempenhou um papel fundamental na demissão de Altman em novembro do ano passado. Na época, Sutskever fazia parte do conselho da OpenAI e ajudou a orquestrar a saída do diretor. 

Leia mais! 

Assim como atuou na demissão de Altman, Sutskever foi um dos que se colocou à frente de sua recontratação. Em carta assinada, ele expressou pesar por sua “participação nas ações do conselho” e votou pelo retorno do especialista, que se tornou o ‘rosto’ da empresa. 

Apesar da tentativa de compensar suas ações, o retorno de Altman à OpenAI deixou sua posição na empresa, bem como de outros envolvidos, incerta. Contudo, em comunicado, Altman não demonstrou ressentimentos, e ainda pontuou que a startup não seria o que é sem o especialista. 

Ilya e OpenAI vão se separar. Isto é muito triste para mim; Ilya é facilmente uma das maiores mentes da nossa geração, um guia da nossa área e um amigo querido. Seu brilho e visão são bem conhecidos; seu calor e compaixão são menos conhecidos, mas não menos importantes. OpenAI não seria o que é sem ele. Embora ele tenha algo pessoalmente significativo em que irá trabalhar, serei eternamente grato pelo que ele fez aqui e estou comprometido em terminar a missão que iniciamos juntos. 

Sam Altman, CEO da OpenAI, em comunicado oficial.

Novidades OpenAI 

A saída do cofundador e cientista-chefe chega poucos dias após a OpenAI anunciar diversas melhorias no ChatGPT e GTP-4. Seu modelo de linguagem ganhou uma atualização que oferece mais recursos de texto, visão e áudio. Veja aqui

O post OpenAI: cofundador e cientista-chefe anuncia saída da empresa  apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »