Guarujá

Contabilista de Praia Grande se destaca no cenário empresarial da região


Mayra Saitta é fundadadora do escritório Saitta Contabilidade, o único na Baixada Santista que incorpora um setor de Customer Sucess, responsável por garantir o sucesso do cliente Mayra Saitta
Márcio Leite/Divulgação
Contabilista, advogada, empresária, esposa e mãe, Mayra Saitta é um dos nomes do empreendedorismo feminino brasileiro, que engloba mais de 10 milhões de mulheres, segundo o Sebrae. (2023, Infográfico – N° de donas de negócios chega ao recorde de 10,3 milhões) No ramo da Contabilidade, aos 37 anos, ela se destaca na luta pelo reconhecimento das mulheres nessa área, ainda predominamente masculina, e pela valorização da própria categoria.
Nascida em Praia Grande, cidade do litoral paulista, Mayra é bisneta de Carlos Saitta, um dos fundadores do município em 1967. Mas foi inspirada pelo avô, Generoso, que decidiu seguir carreira na Contabilidade com apenas 18 anos, trabalhando em um escritório. Formou-se no curso da Escola Técnica Estadual de São Paulo e, mais tarde, graduou-se em Ciências Contábeis pela Universidade de Santo Amaro. Mayra também é formada em Direito pela Faculdade de Praia Grande, onde especializou-se em Direito Empresarial.
A dedicação para com a cidade passa por todas as gerações da família Saitta. Em março deste ano, na véspera do Dia Internacional da Mulher, Mayra foi homenageada na sessão solene da Câmara Municipal de Praia Grande com a entrega do diploma Graziela Diaz Sterque. A premiação tem o objetivo de condecorar personalidades femininas pelos serviços à comunidade praiagrandense e, no caso de Mayra, foi entregue pelo vereador Emerson Camargo.
Para Saitta, sem contabilidade, o Brasil para. “A contabilidade é a ciência mais bonita que existe, é a medicina das empresas, é o que movimenta todo o país, sem contabilidade nada existe. Eu escolhi contabilidade pois queria impulsionar empresas. Essa é minha paixão”, afirma.
Para a contabilista, no entanto, este mercado ainda tem um longo caminho pela frente no quesito igualdade de gênero. “Embora 75% do operacional contábil seja feminino, 90% de seus líderes são homens. É por isso que eu tento levar a mensagem da importância da mulher na área, mostrando o quanto somos fundamentais nos escritórios – afinal, quem faz todo o operacional são elas, enquanto o contador é somente a figura nos bastidores”, afirma.
Outra bandeira que a empresária levanta é a da importância da Contabilidade para as empresas e para a Economia. Por conta disso, Mayra criou o movimento ‘100 Contador, o Brasil Para!’, com o objetivo de conscientizar o profissional sobre sua importância e, também, levar aos empresários a mensagem sobre a importância dessa figura para as empresas.
O Grupo Saitta, que abrange não apenas serviços de contabilidade, mas também escritórios de marketing e advocacia, foi fundado há 13 anos e começou em um espaço na casa de Mayra. Há quatro anos, adquiriu sua própria sede, que atualmente conta com 14 funcionários. A carteira de clientes também expandiu: de 140 em 2022 para 200 empresas atendidas por todo o Brasil em 2023. A expectativa para 2024 é crescer mais 50%. Entre eles estão a franquia Subway, a empresa de viagens CVC, a multinacional alimentícia Havanna, a franquia de clínicas odontológicas Sorridents, a construtora Nossolar, entre outros.
A Saitta Contabilidade se destaca como o único escritório de Contabilidade da Baixada Santista que incorpora um setor de CS, ou Customer Success (Sucesso do Cliente). Esta área é responsável por garantir a resolução das preocupações dos clientes e garantir sua satisfação e sucesso. Essas metas são alcançadas por meio da entrega de resultados de qualidade e do atendimento às expectativas das empresas. Esses objetivos são alcançados , com uma abordagem humanizada que traz benefícios mútuos.
Entre suas inovações como empresária, Mayra desenvolveu o método Saitta de Gestão de Processos, que auxilia contabilistas a aprimorar a eficiência de seus escritórios. Um de seus principais objetivos como empresária é incentivar outros contadores, especialmente mulheres, a expandir suas habilidades, destacando sua confiança no poder transformador do empreendedorismo.
“A mentoria surgiu a pedido de outros contadores que queriam saber como eu fiz para o meu escritório atender diversas empresas, com organização, cumprimento de prazos e uma equipe reduzida. Tudo isso é muito importante para elevar a qualidade do serviço contábil. Também mostro a eles a sua devida importância, abordando, inclusive, cuidados com imagem pessoal”, explica a contabilista.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »