Jogos

F1 Manager 2024 Preview: Terceira vez é um charme

Muitas vezes acho difícil ficar animado com jogos esportivos, simplesmente porque muitos tendem a um formato de lançamento anual onde há apenas melhorias marginais a serem encontradas a cada ano. Isso talvez seja mais aparente na série FIFA/EA Sports FC, nos jogos Madden e, de modo geral, no portfólio geral da EA, embora o pessoal da Codemasters muitas vezes procure contrariar essa tendência com jogos de F1 bastante diferentes a cada ano. Deve haver algo na água da F1, talvez um desejo de continuar iterando e inovando como o próprio esporte, porque os mestres da simulação em Frontier Developments também conseguem criar e introduzir melhorias significativas e empolgantes para seus títulos anuais F1 Manager também, e o jogo deste ano, F1 Manager 2024, seu terceiro na série, está seguindo o exemplo mais uma vez.

Tive a chance de mergulhar um pouco em F1 Manager 2024 como parte de uma sessão de visualização, para poder testar e colocar muitos dos novos recursos através do toque por algumas horas. Embora claramente ainda existam algumas peculiaridades que a série tem lutado para resolver desde o seu início, este jogo tem o potencial de ser grande, já que os novos recursos e sistemas são revolucionários em muitos aspectos.

No topo desta lista está o modo de jogo Create-a-Team. Isso não é nada novo para a simulação ou espaço da F1, como vimos em outros lugares, mas o que ele faz é jogar uma enorme chave nos trabalhos simulados e abrir as portas para novas oportunidades pessoais ao mesmo tempo.

Você pode criar uma equipe do zero. Você pode escolher sua pintura, nome, esquema de cores, design de logotipo, patrocinadores, linha de pilotos, design de trajes de corrida, como o carro é construído para operar… Se você pode pensar nisso, você provavelmente tem que assumir a responsabilidade por ele neste modo. É muito para gerenciar, sem dúvida, mas também é muito agradável ter controle total sobre uma equipe, e F1 Manager 2024 tem todas as ferramentas para permitir que você faça isso. Se você quer começar do zero, você pode ter um orçamento baixo e lutar para ir do fundo do pelotão ao pódio ao longo de várias temporadas. Se você está mais pressionado por tempo, pode ter um grande orçamento de largada, pagar pelas melhores peças, funcionários, pilotos e instalações e imediatamente lutar por pole positions e vitórias. A escolha é realmente sua, mas você tem que ser inteligente independentemente do seu orçamento, como se você selecionar dois pilotos veteranos (como Lewis Hamilton e Fernando Alonso) por exemplo, ambos estarão esperando vencer corridas e qualquer coisa menos levará à frustração e rachas intra-equipe se formando.

Isso me leva ao novo sistema de mentalidade. Se você achava que gerenciar uma equipe esportiva de vários milhões de libras era difícil o suficiente, agora tente fazer isso mantendo todos os seus funcionários felizes. Esse é o conceito do novo sistema de mentalidade, onde cada funcionário, incluindo seus motoristas, terá um status emocional, que muda dependendo de como eles são tratados, seu desempenho, desempenho da equipe, status do contrato, quanto estão sendo trabalhados e assim por diante. A dificuldade aqui resulta da tentativa de agradar patrocinadores e gerar financiamento para sua equipe, garantindo que todos possam trabalhar sem frustrações e sem se sentirem esgotados. Ah, e times rivais tentando caçar sua equipe também não facilitam as coisas.

Deve-se dizer aqui que Frontier projetou um novo sistema de patrocínio e contrato para F1 Manager 2024 que fornece aos jogadores mais controle sobre essas áreas da simulação. Mais controle significa mais efeitos para gerenciar, e pode se tornar difícil acompanhar tudo de uma vez, mas esse é o ponto do jogo no final do dia, simulando a carreira e a vida de um chefe de equipe de F1 ocupado.


Se o estresse dos negócios e da gestão não fosse suficiente, os problemas do dia da corrida sem dúvida empurrarão muitos para o limite. Frontier claramente pensou que os jogadores tinham muita facilidade durante um Grande Prêmio, pois falhas mecânicas foram introduzidas. Essencialmente, quanto mais desgaste as peças do seu carro, maior a probabilidade de quebrar. Como você só tem um certo número legal de cada parte durante uma temporada (com mais disponível ao custo de penalidades), você tem que tentar fazer cada uma durar o máximo de tempo possível, mas na maioria das vezes isso vem com um grande risco.

Na sessão de pré-estreia, tive a tarefa de passar por todo o GP da Austrália como uma equipe Red Bull com dois carros com motores prestes a chutar a caçamba. Ao final das 58 voltas, ambos os carros haviam quebrado completamente ou danificado significativamente os módulos ERS (tornando a recuperação de energia e o uso basicamente impossíveis) e caixas de câmbio também batidas, e a única razão pela qual ambos chegaram à bandeira quadriculada foi porque você pode instruir os pilotos a se manterem longe dos meios-fios para reduzir as oportunidades de danos, dirigir em ar limpo para ajudar a resfriar o carro, desacelere ou corra menos riscos para economizar combustível, e assim por diante. Escusado será dizer que, considerando que comecei esta corrida a meio da grelha, não a ganhei, mas vi resultados muito diferentes para Max Verstappen e Sergio Perez, com o primeiro a terminar em terceiro e o segundo em 13º. Fiquei feliz que nenhum carro realmente quebrou, como foi o caso de outros três veículos no grid durante a corrida.

O recurso de falha mecânica, combinado com o modo Create-a-Team e os novos sistemas de gerenciamento mais detalhados significam que F1 Manager 2024 está se moldando para ser um grande passo à frente para esta série. Ainda não é perfeito em nenhum trecho, e notei alguns problemas com o logotipo e o conjunto de personalização sendo um pouco incômodos de usar, e os modelos de carros durante as corridas se cortando uns aos outros e sendo geralmente desajeitados (como tem sido o caso com a série desde sua criação). Eu esperaria que alguns desses problemas fossem resolvidos antes do lançamento.


Canto inferior esquerdo: The Mentality Suite. Canto inferior direito: O novo ângulo de visão Helicam para manter um melhor controle sobre as corridas cheias de ação.

Mas, caso contrário, parece que Frontier está procurando dar o salto na Codemasters com a série F1 aqui. Há um nível de detalhe neste jogo que as séries mais centradas nas corridas não podem igualar, e não estou me referindo apenas aos elementos de simulação, mas em como os pilotos e funcionários da equipe conversam entre si para compartilhar informações vitais usando as vozes de seus colegas reais, por exemplo. A melhor maneira de descrever este jogo e esta série em geral é que ele foi feito para os verdadeiros fãs de F1 realizarem seus sonhos no automobilismo, e a edição deste ano está procurando levar isso a um novo nível. Traga o lançamento neste verão.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »