Tecnologia

Busca do Google vai liberar para todo mundo respostas feitas por IA; entenda as novidades


Atualização já estava sendo testada há alguns meses, mas agora foi oficializada. Pesquisa terá as chamadas AI Overviews, que usam inteligência artificial para gerar textos, planejar roteiros e analisar vídeos. Respostas geradas por inteligência artificial no Google
Divulgação/Google
O Google começou a mudar de vez sua busca para mostrar mais resultados gerados com inteligência artificial (IA). A atualização estava sendo testada há alguns meses, mas agora foi oficializada.
Com a mudança, a busca vai mostrar para todos as chamadas AI Overviews (visão geral da IA, em tradução direta).
Elas começaram a ser liberadas na terça-feira (14) para usuários nos Estados Unidos e chegarão em breve a mais países, segundo o Google. As AI Overviews serão usadas para:
Criar textos curtos que respondam a dúvidas do tipo “como limpar um sofá”
Gerar respostas em diferentes níveis de profundidade (padrão, simples ou detalhado)
Responder a questões complexas em apenas uma busca, em vez de exigir várias pesquisas
Planejar roteiros para usuários, como uma semana de alimentação saudável ou uma viagem
Analisar vídeos e tirar dúvidas sobre o que aparece na gravação com ajuda do Google Lens
De acordo com o Google, o recurso foi usado bilhões de vezes dentro do Search Labs, seu programa para usuários testarem recursos que ainda estão sendo desenvolvidos.
“Descobrimos que, com as AI Overviews, as pessoas usam mais a pesquisa e ficam mais satisfeitas com os resultados”, disse, em comunicado, a chefe de busca no Google, Liz Reid.
A empresa diz que planeja levar o recurso para ao menos 1 bilhão de usuários até o final de 2024.
Respostas mais complexas
Junto com as respostas geradas por IA, o Google vai oferecer aos usuários opções de gerar respostas mais simples ou mais detalhadas.
Segundo a empresa, o formato ajuda tanto quem está buscando informações rápidas por curiosidade quanto quem está começando a pesquisar um assunto e deseja se aprofundar nele.
O buscador poderá ainda tirar dúvidas que só seriam resolvidas em várias etapas. Ele poderá ser usado, por exemplo, para buscar um estúdio de ioga em uma região e, ao mesmo tempo, pedir informações sobre mensalidade e rotas até o local.
Os recursos chegarão em breve ao Search Labs, mas, inicialmente, somente para usuários nos EUA.
Recurso de IA do Google vai ajudar a resolver várias dúvidas com apenas uma busca
Divulgação/Google
Buscas com vídeo
Por meio do Google Lens, o buscador poderá analisar vídeos em que usuários mostram objetos sobre os quais querem ter mais informações.
No exemplo da empresa, há um vídeo que exibe uma peça de toca-discos com defeito e a pergunta do usuário. Logo em seguida, o buscador mostra um texto gerado por IA com as possíveis causas do problema.
Esta funcionalidade também será liberada primeiro para usuários nos EUA.
Busca por vídeo em recurso de inteligência artificial no Google
Divulgação/Google
Links para sites
As respostas feitas com inteligência artificial poderão mostrar links para sites como complemento para a informação.
E o antigo formato de resultados da busca será exibido logo após o conteúdo gerado por IA, ou seja, será preciso rolar mais a página para chegar aos links convencionais.
Segundo o Google, as AI Overviews ajudam os usuários a visitarem uma variedade maior de sites. Além disso, links que aparecem na resposta gerada por IA costumam receber mais cliques, informou a empresa.
Jovens estão trocando o Google pelo TikTok na hora fazer pesquisas

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »