Tecnologia

ChatGPT vai interromper uso de voz parecida com a da atriz Scarlett Johansson


Empresa disse que a voz conhecida como Sky, uma das cinco disponíveis no robô conversador, não é uma imitação da atriz. Algumas pessoas apontaram que a personagem é ‘muito sexy’ e parece estar flertando com usuários. Conheça o GPT-4o, novo modelo de IA usado pelo ChatGPT
A OpenAI informou nesta segunda-feira (20) que vai interromper o uso da voz Sky, disponível no ChatGPT. A decisão acontece dias depois do lançamento do novo modelo GPT-4o, quando internautas apontaram que a voz é muito parecida com a da atriz Scarlett Johansson.
Houve comparações com o filme “Ela” (“Her”, no título original), em que o protagonista se apaixona por uma assistente virtual interpretada por Johansson (veja o trailer). O presidente-executivo da OpenAI, Sam Altman, chegou a postar o nome do filme após o evento da empresa.
Algumas pessoas também criticaram a OpenAI por criar uma voz “muito sexy” e que parece estar flertando com os usuários. Ela voltou a chamar a atenção devido à atualização para o GPT-4o, que promete deixar mais naturais as conversas com o robô (veja a demonstração acima).
Scarlett Johansson no tapete vermelho do Bafta 2020
Vianney Le Caer / Invision / AP
“Ouvimos perguntas sobre como escolhemos as vozes no ChatGPT, especialmente a Sky. Estamos trabalhando para pausar o uso da Sky enquanto resolvemos esses problemas”, disse a OpenAI.
A empresa alega que contratou atores para criar as cinco vozes disponíveis no aplicativo do ChatGPT desde setembro de 2023: Breeze (Brisa), Cove (Enseada), Ember (Brasa), Juniper (Zimbro) e Sky (Céu).
“Acreditamos que as vozes da IA não devem imitar deliberadamente a voz distinta de uma celebridade – a voz de Sky não é uma imitação de Scarlett Johansson, e pertence a uma atriz profissional diferente, usando sua própria voz natural”, afirmou.
A OpenAI disse que não pode revelar o nome da atriz que emprestou sua voz para criar a Sky para não violar sua privacidade.
A empresa disse que as vozes do ChatGPT foram gravadas entre junho e julho de 2023 depois de uma seleção que envolveu mais de 400 candidatos. Segundo a companhia, o objetivo era encontrar vozes atemporais, carismáticas e que inspirassem confiança.
Assista ao trailer de “Ela”

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »