Tecnologia

O que são os ciclos solares e como afetam a Terra?

Os ciclos solares são períodos de flutuações na estabilidade da superfície do Sol, os quais ocorrem durante 11 anos. A cada ciclo, a superfície da estrela é acometida por diferentes eventos, como manchas e erupções solares. A seguir, confira mais informações sobre os ciclos solares e como eles afetam a Terra.

Leia mais:

O que são os ciclos solares e como eles afetam a Terra?

Como qualquer grande astro com muita massa, o nosso Sol também passa por alguns períodos de instabilidade às vezes e alguns deles acontecem durante os ciclos solares: um evento que demora 11 anos para ser completado e que ocorre na superfície da estrela, influenciando no desenvolvimento de manchas e erupções solares, ocasionadas por uma perturbação na atividade magnética. Mas, calma, vamos explicar melhor.

Quando o ciclo solar tem início, a superfície do Sol passa a ter mudanças constantes na atividade magnética. Esse campo magnético é um dos fatores que permitem a estrela existir, visto que sua influência estabiliza as partes externas do sol (fotosfera, cromosfera e coroa solar) de acordo com a forma que a matéria e a energia são distribuídas pelo seu terreno.

Conforme o ciclo solar se desenvolve, isso afeta diretamente o campo magnético, porque aumenta a atividade magnética em uma intensidade considerada acima da média. Durante esse processo, a transmissão de calor pela estrela é prejudicada, criando áreas mais quentes e outras menos quentes. Nas áreas menos quentes, manchas escuras se instalam, e elas denotam o período em que o ciclo solar está para se alcançar o estágio máximo.

Ilustração digital do Sol feita pela NASA
(Imagem: NASA)

Durante o surgimento das manchas solares, outros eventos acometem a superfície solar, como erupções solares e ejeção da massa coronal: tais ocorrências liberam uma taxa surpreendente de radiação, que se encaminhada para a Terra, pode interromper temporariamente os canais de comunicação via rádio e satélite, além de formarem auroras.

Então, em poucas palavras, os ciclos solares são eventos que ocorrem na superfície do Sol e que duram 11 anos. Esses eventos instauram uma grande instabilidade na superfície e, futuramente, tendem a ejetar muita radiação no espaço, que pode afetar a comunicação e navegação de várias sistemas da Terra.

Por que motivo os ciclos solares acontecem? Devido à interação do campo magnético e o movimento do plasma no interior do Sol. O “dínamo solar” é o processo físico que cria o campo magnético da estrela; já o plasma é um gás altamente ionizado. Explicando de maneira mais informal, quando o campo magnético interage com o plasma do astro, muitas coisas ocorrem, e dentre elas, os ciclos solares.

O post O que são os ciclos solares e como afetam a Terra? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »