Tecnologia

Fenômeno nos EUA,”Brás Cubas” já foi adaptado para o cinema; veja onde assistir

Você já leu aqui no Olhar Digital que o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, passou a fazer sucesso recentemente nos Estados Unidos, chegando à lista dos mais vendidos da Amazon.

Imagino também que você já tenho lido esse clássico da literatura brasileira, seja no Ensino Médio ou para estudar para o vestibular. O quê? Não leu? Leu e esqueceu? Leu faz tempo?

Admito que eu também li há muito tempo, embora tenha alguns trechos que me marcaram bastante, como o do prazer em descalçar botas apertadas.

Leia mais

Recomendo vivamente que você leia de novo, ou pela primeira vez – até por que a leitura não é das mais difíceis (e quem diz o contrário nunca encarou um A Metamorfose, de Fraz Kafka, ou Crime e Castigo, de Dostoiévski).

Ok, você é mais das telonas e não é tão fã do cheiro da página de um livro? Também tem solução! Para ficar por dentro da história – e não ficar para trás do que está bombando no TikTok -, existe uma alternativa. Memórias Póstumas de Brás Cubas já foi adaptado mais de uma vez para o cinema.

A montagem mais recente, e muito bem feita, é de 2001 – e conta com um elenco estrelado de atores nacionais.

Montagem com retrato de Machado de Assis
Machado de Assis está entre os maiores escritores brasileiros (Imagem: Biblioteca Nacional do Brasil)

Sobre o filme e onde assistir

  • O longa conta com o global Reginaldo Faria no papel do protagonista carismático e debochado.
  • Como não existe spoiler de clássico, dá para dizer que quem conta a história é o próprio personagem-título, que fica lembrando da sua vida logo após bater as botas.
  • Brás Cubas fala sobre seus amores, amizades, sua formação em Portugal e, principalmente, o fato de ser um playboy: rico, ele nunca precisou trabalhar de verdade.
  • Além de Faria, o elenco conta com Sônia Braga, Stepan Nercessian, Otávio Muller e Débora Duboc, além de Marcos Caruso no papel de Quincas Borba.
  • André Klotzel (Reflexões de um Liquidificador) assina roteiro e direção.
  • O longa está disponível no Amazon Prime Video para todos os assinantes.
  • Além disso, você pode alugá-lo ou compra-lo na Apple TV+.

Bombando nos EUA

Todo esse hype em torno da obra de Machado de Assis começou por causa de um vídeo da influenciadora literária Courtney Henning Novak. Ela nem tem tantos seguidores no TikTok (27 mil), mas os elogios ao livro brasileiro bateram a casa das 800 mil visualizações.

@courtneyhenningnovak

I absolutely LOVED the Posthumous Memoirs of Bras Cubas by Machado de Assis, my pick for Brazil. Seriously, this might be my new favorite book. I will definitely be reading more books by this author and more Brazilian literature. #readaroundtheworld #booktok

♬ original sound – Courtney Henning Novak

A avaliação positiva da tiktoker, que chegou a classificar a obra como “o melhor livro de todos os tempos” gerou curiosidade nos americanos, que passaram a comprar o livro físico ou digital.

Hoje, Memórias Póstumas de Brás Cubas se tornou o mais vendido na categoria de “Literatura Latino-Americana e Caribenha” na Amazon dos EUA. Bateu outros clássicos do continente como O Amor nos Tempos do Cólera, do colombiano Gabriel García Márquez.

O post Fenômeno nos EUA,”Brás Cubas” já foi adaptado para o cinema; veja onde assistir apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »