Tecnologia

SpaceX tem nova data para lançar o maior foguete do mundo

Elon Musk disse no começo do ano que queria lançar a Starship pelo menos seis vezes em 2024. Até agora, o maior foguete do mundo conseguiu voar uma vez, mas isso pode mudar em breve. A SpaceX anunciou que tem como meta lançar a espaçonave em 5 de junho, mas ainda depende de aprovação regulatória.

Essa autorização é da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, que dessa vez precisa aprovar uma modificação na licença de lançamento da empresa. Na última vez, as autorizações chegaram apenas algumas horas antes do voo. 

Mas, caso tudo saia a tempo, a SpaceX pretende lançar a Starship às 9h (horário de Brasília) do dia 5 de junho, a partir da Starbase, em Boca Chica, no estado americano do Texas. O lançamento, claro, será transmitido pelo Olhar Digital.

O megafoguete Starship empihado na plataforma de lançamento da SpaceX no sul do Texas. Crédito: SpaceX

Lançamentos anteriores da Starship

O primeiro lançamento para um teste de voo suborbital aconteceu em 20 de abril de 2023. Na ocasião, o foguete de 120 metros de altura (o maior já construído pela humanidade), explodiu no céu cerca de quatro minutos após a decolagem.

Isso porque, pouco antes da separação dos dois estágios, a 35 km de altitude, houve uma falha, forçando o procedimento de autodestruição do foguete, que foi caindo e explodiu a 29 km de distância do solo.

Após sete meses de expectativa, em 18 de novembro a SpaceX lançou o veículo pela segunda vez. Oito minutos e 30 segundos depois, o Starship explodiu ao entrar em órbita e perdeu a comunicação com a Terra, mas ainda assim o lançamento entrou para a história da exploração espacial como um teste bem-sucedido.

Starship decolando em seu terceiro voo de teste (Crédito: SpaceX)
Starship decolando em seu terceiro voo de teste (Crédito: SpaceX)

Na terceira vez que a nave decolou, o processo foi bem-sucedido, com a Starship voando durante 50 minutos e cumprindo uma série de objetivos. No entanto, um problema na reentrada impediu que a nave realizasse um pouso seguro no Oceano Índico. Esse é o principal objetivo do quarto voo.

Leia mais:

O quarto teste de voo muda nosso foco de alcançar a órbita para demonstrar a capacidade de retornar e reutilizar a Starship e o Super Heavy. Os objetivos principais serão executar uma queima de pouso e um pouso suave no Golfo do México com o impulsionador Super Heavy, e conseguir uma entrada controlada da nave estelar

SpaceX

“O voo 4 seguirá uma trajetória semelhante ao teste de voo anterior, com a Starship destinada a aterrissar no Oceano Índico. Esta trajetória de voo não requer uma queima de saída de órbita para a reentrada, maximizando a segurança pública e ao mesmo tempo proporcionando a oportunidade de cumprir o nosso objetivo principal de uma reentrada controlada da nave estelar”, completa a empresa de Elon Musk.

O megafoguete Starship é composto por dois estágios, o propulsor Super Heavy e a espaçonave que dá nome ao complexo veicular. Eles foram projetados pela SpaceX para formar o foguete mais poderoso do mundo, totalmente reutilizável e capaz de transportar até 165 toneladas para a órbita da Terra.

O post SpaceX tem nova data para lançar o maior foguete do mundo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »