Tecnologia

E agora, Microsoft? OpenAI ajuda a deixar Siri mais inteligente

Há rumores de que a Apple negocia com a OpenAI para usar a tecnologia GPT no iOS 18 – próxima grande atualização do iPhone. Agora, uma reportagem do The Information acrescenta a este caldo que as discussões ocorrem desde meados de 2023. E a Microsoft está preocupada, pois também depende da OpenAI.

As negociações entre Apple e OpenAI – e testes com a Siri

  • Rumores sugerem que a Apple negocia com a OpenAI desde meados de 2023 para usar a tecnologia GPT no iOS 18. Os detalhes sobre o acordo podem ser revelados na WWDC 2024;
  • Funcionários da Apple se reuniram com o CEO da OpenAI, Sam Altman, e testaram integrar o ChatGPT à Siri. Os testes trouxeram demonstrações de melhor compreensão e resposta a consultas mais complexas;
  • A Microsoft, que também depende da OpenAI para seu Microsoft Copilot, está preocupada com o impacto da parceria Apple-OpenAI na demanda por servidores e na competição direta entre as capacidades de IA das duas empresas;
  • A Apple também negociou com o Google para usar o Gemini e desenvolve seu próprio modelo de linguagem offline para tarefas simples, apesar do (possível) acordo com a OpenAI.

Na reportagem, o The Information explorou detalhes sobre o acordo com a Apple – que deve ser revelado em menos de duas semanas, na WWDC 2024. 

A Apple tem trabalhado em novos recursos baseados em inteligência artificial (IA) para seus sistemas operacionais. E a OpenAI desempenhará um grande papel no fornecimento de algumas dessas funcionalidades.

Leia mais:

Apple ‘fundiu’ Siri e ChatGPT para ver no que dava

Bolinha da Siri em iPhone
Juntar Siri e ChatGPT criou demonstrações impressionantes, segundo reportagem do The Information (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Segundo a reportagem, funcionários da equipe de aprendizado de máquina da Apple se reuniram com o CEO da OpenAI, Sam Altman, e outros membros da empresa em meados de 2023, por volta da WWDC do ano passado. 

Embora pouco se saiba sobre o que exatamente foi discutido, as duas empresas posteriormente chegaram a um acordo para que os funcionários da Apple tivessem acesso às APIs (“pontes” entre programas) da OpenAI para testes internos.

“Nestes testes, os engenheiros da Apple conectaram o ChatGPT à Siri, criando demonstrações impressionantes da Siri lidando com consultas mais complexas do que o normal, incluindo melhor compreensão do contexto do que os usuários estavam dizendo”, diz a reportagem.

As possibilidades para a Apple são infinitas, mas fontes familiarizadas com o assunto dizem que a empresa se concentra em usar as tecnologias da OpenAI para fazer a Siri responder a perguntas mais complexas e até transformá-la num chatbot. 

A OpenAI mostrou à Apple como a Siri poderia se tornar mais responsiva, “natural” e até fornecer tradução em tempo real usando suas APIs. No entanto, a Apple quer deixar claro para os usuários quando uma resposta da Siri é gerada pelo ChatGPT.

Possível parceria entre Apple e OpenAI preocupa Microsoft

Pessoa segurando celular com logotipo do Copilot na tela e, ao fundo, está a logomarca da Microsoft
Microsoft pode ganhar mais dinheiro com parceria entre Apple e OpenAI – mas ‘collab’ preocupa a big tech (Imagem: Mojahid Mottakin/Shutterstock)

A reportagem também aponta que a Microsoft tem se preocupado com a parceria entre a Apple e a OpenAI. Isso porque a Microsoft também tem um acordo com a OpenAI, que fornece as tecnologias por trás do Microsoft Copilot, enquanto a Microsoft permite que a OpenAI use seus data centers para alimentar o ChatGPT.

Altman se reuniu recentemente com o CEO da Microsoft, Satya Nadella, para conversar sobre essas preocupações. Por exemplo: a Microsoft está preocupada em lidar com a demanda por servidores quando a Apple lançar recursos para usuários de iPhone e iPad.

Por um lado, a Microsoft provavelmente ganhará mais dinheiro com a parceria entre a Apple e a OpenAI. Por outro, as capacidades de IA da Apple competirão diretamente com as da Microsoft.

A Apple também tentou fechar um acordo com o Google para usar o Gemini no iOS 18 ao mesmo tempo em que negociava com a OpenAI. Apesar do acordo, a empresa também tem trabalhado em seu próprio modelo de linguagem que funcionará offline para lidar com tarefas mais simples, como resumir textos.

O post E agora, Microsoft? OpenAI ajuda a deixar Siri mais inteligente apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »