Tecnologia

Estudo revela como Covid-19 “foge” do sistema imunológico; veja

As estratégias da Covid-19 para driblar nosso sistema imunológico foram objetos de diversas pesquisas para encontrar um imunizante. Um estudo publicado recentemente na Cell fez avanço nesse sentido: descobriu uma proteína que ajuda o vírus SARS-CoV-2 a “fugir” das células de defesa.

Covid-19 engana células do sistema imunológico

O estudo se aprofundou na estratégia do vírus para escapar da imunidade citotóxica, aquela mediada pelos linfócitos (células do sistema imune). Nisso, eles identificaram proteína que faz parte desse processo: a ORF6.

Leia mais:

As células de defesa de nosso corpo são responsáveis por detectar e combater um agente estranho, como o vírus causador da Covid-19. Alguns patógenos atuam removendo essas células do organismo.

Na análise do SARS-CoV-2, a pesquisa descobriu que a ORF6 participa ativamente da remoção das células sinalizadoras da doença, o que facilita a manutenção do vírus no corpo.

Para confirmar isso, quando os receptores das células foram protegidos usando anticorpo que atuou como espécie de escudo, o sistema imunológico teve sucesso em encontrar e destruir a infecção.

Estudo identificou como o vírus interage com as células e pode se desdobrar em novos tratamentos (Imagem: CrispyPork/Shutterstock)

Proteína diminui vestígios da doença

Segundo Marcella Cardoso, brasileira primeira autora do estudo, à Agência FAPESP, o vírus da Covid-19 evita a detecção por parte do organismo ao diminuir seus vestígios na célula.

Descobrimos que o SARS-CoV-2 consegue evitar a detecção pelo sistema imune quando diminui os vestígios que apontam para a presença do vírus dentro das células. Esse processo é realizado pela ação do vírus, que perturba certas proteínas na superfície de células infectadas e diminui a interação dos linfócitos com elas.

Marcella Cardoso, primeira autora do estudo, à Agência FAPESP

Ainda, outros estudos sobre a resposta imunológica de pacientes com Covid-19 grave mostraram que a eliminação de proteínas também estava presente.

Cardoso destaca a importância da colaboração entre pesquisas, instituições e hospitais na contenção de pandemias em tempo real.

subvariantes Ômicron
Pesquisadores esperam que o conhecimento adquirido se aplique em novas possibilidades de combate ao vírus (Imagem: Fit Ztudio/Shutterstock)

Descoberta aponta novas possibilidades no estudo da Covid-19

  • Estudos oncológicos pré-clínicos mostraram que alguns anticorpos (monoclonal 7C6) são capazes de impedir a eliminação do MIC-A/B, ligante que faz o alerta da infecção ao sistema imunológico;
  • A pesquisa avaliou se o anticorpo também poderia ser viável para o combate da Covid-19;
  • Para Cardoso, a abordagem é promissora e não apenas estimularia a eliminação das células infectadas, como, também, a dos linfócitos;
  • Testes in vitro e outros experimentos estão sendo conduzidos e abrem possibilidade para o combate da Covid-19.

O post Estudo revela como Covid-19 “foge” do sistema imunológico; veja apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »