Tecnologia

Por que carros usados voltaram a ser populares no Brasil?

O mercado de veículos usados tem crescido no Brasil. Dados de abril mostram que foram mais de 1,3 milhões de vendas no mês (incluindo carros, caminhões, motos e ônibus), aumento de 11,3% em relação a março.

O acumulado dos quatro primeiros meses de 2024 também é aumento significativo em comparação com 2023: segundo a Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto), foram mais de 4,8 milhões de veículos usados vendidos no período, 10% a mais que no ano passado. O Ohar Digital reportou quais foram os carros usados campeões de vendas aqui.

Leia mais:

No entanto, apesar dos números crescentes, a tendência não é nova.

Venda de carros usados está crescendo há algum tempo

Apesar de os números recentes comprovarem o interesse dos brasileiros pelos carros usados, o crescimento não é exatamente novo.

Dados da consultoria automobilística Bright Consulting mostraram aumento nas vendas desde 2022. Inclusive, os números de alguns dos primeiros meses de 2024 superam os dos anos anteriores. Além disso, a cada virada de ano, as vendas de janeiro começam mais altas do que o do ano anterior.

Dados da consultoria mostram aumento na venda de carros usados desde janeiro de 2022 (Imagem: Reprodução/Bright Consulting)

Pandemia e programa carro popular influenciaram no crescimento na venda dos usados

  • Em 2021, a pandemia e seus impactos afetaram a produção e a distribuição de modelos novos. A partir do ano seguinte, a busca pelos usados começou a crescer, com relação de seis usados para um novo vendido;
  • Mais para frente naquele ano, com as entregas normalizadas, as montadoras normalizaram os serviços de locadoras, retornando a proporção ao índice “normal” de cinco usados para novo vendido;
  • Já em 2023, o programa do governo federal, que incentivou a venda de carros “populares” como forma de movimentar a indústria automobilística, mudou o cenário e, novamente, teve influência no preço e na popularidade dos carros usados;
  • O incentivo entrou em vigor em julho e baixou os preços de modelos novos de até R$ 120 mil. O mercado de usados, que estava com preços em alta desde 2021, não elevou seus valores;
  • No entanto, quando o incentivo chegou ao fim, no segundo semestre de 2023, os valores caíram. A queda acentuada a partir de julho continuou em 2024, algo que explica a popularidade dos usados.
Preços dos carros usados tiveram queda acentuada em julho de 2023, período em que o programa carro popular entrou em vigor (Imagem: Reprodução/Bright Consulting)

Vendas de carros novos também aumentaram

Os dados, porém, mostram que os números de crescimento de usados e novos são interdependentes entre si. Ou seja, um número maior de usados vendidos não significa um número menor de carros novos vendidos, nem vice-e-versa. Na verdade, os dois andam juntos e isso tem a ver com o volume total de vendas.

Além disso, o crescimento das vendas não necessariamente garante lucro. Segundo a consultoria, modelos com mais de seis meses dificilmente são vendidos por valores semelhantes ao da compra.

A popularidade aumentou, mas as vendas gerais foram junto: os usados são populares e os novos também. Com volume maior de vendas para os dois lados, a proporção fica em 4,5 usados para um novo vendido.

O post Por que carros usados voltaram a ser populares no Brasil? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »