Tecnologia

Vai dar para fazer continhas sem precisar de calculadora no iPhone

A Apple, enfim, lançou um aplicativo de calculadora para iPad. Com o que a empresa chamou de “Math Notes” (“anotações matemáticas”, em tradução livre), o usuário pode rabiscar continhas que o aplicativo resolve. E a empresa levou esse princípio para outros aparelhos – inclusive, o iPhone (no iOS 18).

Graças a calculadora para iPad, você talvez não precise usar calculadora no iPhone

  • A Apple finalmente lançou um aplicativo de calculadora para iPad. E anunciou a funcionalidade “Math Notes”, por meio da qual usuários escrevem cálculos à mão e o aplicativo os resolve. A novidade, de certa forma, impacta o iPhone;
  • A empresa também anunciou, para o iOS 18, uma funcionalidade parecida ao “Math Notes”. O que muda: usuários poderão escrever continhas em qualquer campo de texto (mensagens, bloco de notas) e obter a resposta para elas ao digitar o sinal de igual (“=”);
  • A novidade é curiosa, pois enquanto a Apple finalmente leva a calculadora ao iPad, também implementa uma função que pode diminuir o uso da calculadora no iPhone;
  • O recurso funciona para matemática básica e conversões de moedas e temperaturas, por exemplo. O iOS 18 está atualmente em versão beta para desenvolvedores, com a versão beta pública prevista para julho e o lançamento geral no final de 2024.

No caso do iPhone, o usuário vai poder escrever continhas em qualquer campo de texto e, ao digitar o sinal de igual (“=”), o novo sistema operacional entregará a resposta.

Óculos em cima de iPhone com calculadora aberta
No iOS 18, talvez você nem precise abrir calculadora para resolver continhas (Imagem: gioele piccinini/Shutterstock)

Leia mais:

A novidade é, no mínimo, curiosa. Enquanto de um lado a Apple finalmente leva sua calculadora ao iPad, de outro implementa uma funcionalidade no iPhone que pode diminuir (ou, em alguns casos, zerar) o uso da calculadora nele.

Vai dar para fazer continhas sem precisar de calculadora no iPhone

Quem testou a nova maneira de fazer contas no iPhone foi o usuário Ryan Jones, que postou seus experimentos no X (antigo Twitter). Ao inserir cálculos e conversões em mensagens no iOS 18, os resultados apareceram tanto no campo de texto quanto na barra de sugestões acima do teclado.

Veja abaixo:

Dá para escolher “mostrar seu trabalho” e inserir a equação e a resolução no campo de texto. Como alternativa, o usuário pode escolher mostrar apenas a resposta da equação no campo de texto. O recurso funciona com matemática básica e conversões de moedas e temperaturas, por exemplo.

Atualmente, o iOS 18 está disponível na versão beta para desenvolvedores. A versão beta pública está prevista para julho, seguida de um lançamento para o público em geral no final de 2024.

O post Vai dar para fazer continhas sem precisar de calculadora no iPhone apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »