Tecnologia

O que é e como funciona a tecnologia DLNA?

Muito utilizada em diversos dispositivos, principalmente TVs, a DLNA (Digital Living Network Alliance) é uma tecnologia que permite a conexão de vários aparelhos eletrônicos entre si. Então, ela é muito utilizada como uma rede doméstica, mas é diferente da rede de internet. Continue a leitura e saiba mais. 

Com o DLNA, você consegue compartilhar conteúdo entre dispositivos que estejam distribuídos pela casa. Para isso, precisa apenas utilizar a rede Wi-Fi doméstica. Dessa maneira, é possível utilizar um notebook com a tecnologia e assim colocar vídeos, fotos ou músicas em sua TV, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o aparelho deve ser compatível com o DLNA. 

Leia mais:

Como funciona o DLNA?

Ao conectar os aparelhos compatíveis com DLNA na rede doméstica, é possível navegar pelas pastas selecionadas no PC que é usado como servidor multimídia a partir do ecrã da TV. Assim, a pessoa pode selecionar a mídia que quiser para escutar música, colocar fotos ou vídeos. 

O que precisa para reproduzir uma mídia?

Novas TVs da Samsung usam IA para melhorar imagem (Imagem: Lucas Soares/OlharDigital)
Imagem: Lucas Soares/OlharDigital

Para a reprodução de imagens ou músicas, você precisa ter uma rede de internet ativa para que os aparelhos sejam conectados, um servidor multimídia digital com certificação DLNA para armazenar conteúdo e um cliente ou leitor multimédia digital com certificação DLNA. 

Vantagens

Dentre as vantagens da DLNA, está a possibilidade de facilitar o acesso ao conteúdo em dispositivos compatíveis sem precisar de cabos para conectar os aparelhos, exibir diversas mídias na TV, inclusive, é possível jogar seu jogo preferido. 

Desvantagens

A grande desvantagem do DLNA, apontada por alguns usuários, é que o sistema às vezes trava quando o usuário tenta acessar os conteúdos multimídia. 

O post O que é e como funciona a tecnologia DLNA? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »