Tecnologia

Elon Musk de IA: deepfakes publicadas no YouTube usam imagem do bilionário

Deepfakes de Elon Musk estão sendo usados para aplicar golpes de criptomoedas no YouTube. No vídeo mais recente – já deletado da plataforma -, a voz e o rosto do empresário foram manipulados com IA para simular uma transmissão ao vivo de cinco horas em um falso evento da Tesla, convidando o público a visitar um site de sorteios de criptomoedas.

Entenda:

  • Deepfakes de Elon Musk estão usados no YouTube para promover golpes de um site de criptomoedas;
  • Os vídeos simulam transmissões ao vivo do empresário e prometem o dobro da quantia investida no site;
  • Após uma reportagem do Engadget, o canal responsável pela publicação dos conteúdos, @elon.teslastream, foi deletado;
  • Outros golpes semelhantes já vinham sendo relatados há algum tempo. Em abril, por exemplo, o rosto e a voz de Musk foram usados para aplicar golpes durante o eclipse solar total.
Criminosos usaram deepfakes de Elon Musk para aplicar golpes de criptomoedas. (Imagem: H_Ko/Shutterstock)

Com a promessa de que os usuários receberiam, automaticamente, o dobro da quantia depositada no site, o vídeo publicado pelo canal @elon.teslastream – também deletado da plataforma – foi parar no topo das recomendações da página Live Now do YouTube, conforme reportado pelo Engadget. A conta tinha o selo de verificação do canal oficial de Musk.

Leia mais:

Deepfakes de Elon Musk estão sendo usados há muito tempo

Binance e outras criptomoedas são usadas em golpes virtuais
Vídeos com voz e rosto de Musk gerados por IA não são novidade. (Imagem: Vitalii Vodolazskyi/Shutterstock)

Esta não é a primeira vez que o rosto do bilionário é usado em deepfakes. Em junho, por exemplo, uma reportagem do Cointelegraph já havia denunciado golpes realizados por contas que fingiam pertencer à fabricante de foguetes SpaceX, uma das empresas de Elon, e prometiam o mesmo que os vídeos publicados no YouTube.

O mesmo golpe também foi aplicado em abril, na época do eclipse solar total, e diversas denúncias de conteúdos semelhantes vêm sendo feitas em fóruns do Reddit há algum tempo.

“Acabei de receber uma sugestão aleatória de uma Live da “Tesla” no YouTube. Acontece que eles usam a voz de Elon Musk gerada por IA para promover um site falso de criptografia. Eles até enviaram os mesmos vídeos da conta oficial da Tesla. Na primeira vez, quase fui enganado por uma voz de IA e pensei que a transmissão fosse real”, disse um usuário na rede social.

O post Elon Musk de IA: deepfakes publicadas no YouTube usam imagem do bilionário apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »