Grupo de canoagem flagra golfinhos na baía de Santos: ‘mágico’; VÍDEO
Imagem mostra animal ‘pulando’ na água do mar. Massoterapeuta definiu a experiência como algo ‘lindo e mágico’. Golfinho é flagrado ‘pulando’ na água do mar no litoral de SP
Um grupo que praticava canoagem na baía de Santos, no litoral de São Paulo, flagrou golfinhos nadando juntos. Uma imagem, obtida pelo g1, mostra um dos animais saltando e retornando à água. “Foi lindo, foi mágico”, disse a massoterapeuta Karina Vasilis, de 38 anos.
Ao g1, Karina explicou que foi remar por volta de 5h30 de terça-feira (3). O instrutor de canoagem dela seguiu sentido canal 3 e, quando eles chegaram perto de uma das boias de sinalização do Porto de Santos, a mulher viu uma movimentação estranha.
Golfinho foi flagrado por grupo que fazia canoagem em Santos (SP)
Matheus Tolosa
Na altura do canal 4, a massoterapeuta notou que havia mais de um grupo de golfinhos. O responsável pelas imagens foi Matheus Tolosa, remador que estava junto de Karina. Apesar de terem visto diversos animais, não foi possível filmar todos eles, segundo ela.
“Eles são muito rápidos e estavam muito espalhados. Toda vez que a gente tentava direcionar a câmera para pegar mais, não conseguia. Pegamos alguns, mas alguns estavam muito longe”, disse.
Habitat
Golfinho foi avistado no mar de Santos (SP), na altura do canal 4
Reprodução
Segundo o biólogo marinho Eric Comin, alguns grupos de golfinhos que entram e saem do estuário têm o objetivo de se alimentar. “A baía de Santos faz parte do habitat desses animais”, explicou ao g1.
Também biólogo, Alex Ribeiro destacou que os golfinhos são predadores do topo da cadeia alimentar, pois comem peixes menores. Por mais que o ambiente onde foram vistos tenha a presença constante do homem, ele avaliou que o animal das imagens aparenta estar saudável.
“O local onde o animal foi filmado é uma lacuna da preservação […]. Eu acho que é bom a gente ver a presença daqueles indivíduos ali. É comum ver esse cardume desses animais, dificilmente a gente vê esses animais sozinhos. É comum vê-los em grupos grandes, na maioria das vezes”, disse Alex.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos