Receitas feitas pela IA são realmente boas?
Profissionais das mais variadas áreas já aderiram à Inteligência Artificial. No atual estágio, a máquina não substituiu o homem. No lugar disso, ela está mais para uma assistente.
Falemos sobre Jornalismo, por exemplo. Diversas redações apoiam que seus funcionários recorram à IA para criar um título mais criativo para o seu texto. Ou dar aquela ajuda no parágrafo que te deixou travado.
O mesmo acontece dentro do mundo dos negócios. Em escritórios e nas financeiras. Até porque ninguém mais aguentava escrever aqueles e-mails corporativos, não é mesmo?
Leia mais
- Essa Inteligência Artificial pode te ajudar a cozinhar!
- 5 melhores séries sobre gastronomia
- 5 ameaças ocultas da inteligência artificial que podem mudar o mundo
Mas será que a Inteligência Artificial realmente funciona em todas as áreas? O robô conseguiria criar, por exemplo, uma receita deliciosa para o seu almoço de domingo? Mais do que isso: a máquina seria capaz de desenvolver o cardápio inteiro de um restaurante?
Uma reportagem da britânica BBC entrevistou chefs do mundo todo para tentar entender como isso funcionaria. E se deu certo nos lugares que já tentaram…
Algumas experiências positivas
- Seja no Brasil, na Itália ou em Dubai, você vai encontrar profissionais da Gastronomia que são contra a e favor da IA.
- Assim como acontece nos outros setores.
- A BBC conversou com donos de restaurantes que recorreram à máquina para criarem novos pratos – e se deram bem com isso.
- Em Dubai, por exemplo, a Dodo Pizza conseguiu alavancar as vendas após lançar uma receita inusitada: shawarma de frango, queijo paneer grelhado indiano, ervas Za’atar do Oriente Médio e molho tahine.
- Essa mistura toda em uma pizza não foi inventada por nenhum cozinheiro, mas sim pela IA generativa.
- O dono do estabelecimento pediu que ela criasse uma receita que representasse todos os povos de Dubai.
- O resultado foi um sucesso de vendas e continua no menu até hoje.
- Apesar de elogiar a tecnologia, o empresário disse que é preciso conhecer os limites da máquina.
- Antes de chegar a esse sucesso, ela chegou a sugerir um sabor de mirtilo com cereais infantis de café da manhã…
- Do outro lado do mundo, nos EUA, Venecia Willis conduziu um experimento de IA semelhante no Velvet Taco de Dallas, onde é diretora culinária.
- O taco de camarão com bife foi um estouro, com mais de 22 mil pedidos em uma semana.
- Mas ela disse que só colocou o sabor à venda depois de vários cozinheiros experimentarem, fazendo algumas adaptações.
Palavra de especialista
Moral da história? Os humanos ainda são essenciais para a criação de receitas.
A BBC conversou com Emily Bender, professora de linguística na Universidade de Washington, e ela explicou que isso acontece porque, hoje, a Inteligência Artificial ainda não consegue criar algo do zero – ela entrega uma coisa que aprendeu na internet (e que já foi feita por outra pessoa).
“Os chatbots de IA não são mágicos. Se você consegue fazer o ChatGPT exibir algo que parece uma receita, é porque já há receitas na internet sobre isso”, disse a especialista.
A professora Bender admite, no entanto, que, no futuro, uma IA mais sofisticada pode, sim, ser útil na criação de receitas.
Ela afirma que um chef poderá solicitar à IA que ela “categorize ingredientes como doces, ou ácidos, e assim por diante”, encontre aqueles que a internet diz que devem ter um gosto bom juntos, e então crie infinitas receitas detalhadas.
Mesmo assim, segundo a professora, o humano não vai perder sua importância:
“Até porque você tem que ter uma pergunta de pesquisa bem definida para obter esse tipo de benefício”, concluiu Bender.
As informações são da BBC.
O post Receitas feitas pela IA são realmente boas? apareceu primeiro em Olhar Digital.