Retratos da Região: Transporte é um dos principais problemas de Sete Barras, SP, que tem gestão totalmente masculina
Câmara Municipal e Prefeitura são ocupadas somente por homens. Com eleição, cenário pode mudar entre vereadores. Sete Barras fica no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo
Carlos Abelha/TV Tribuna
Em Sete Barras, no interior de São Paulo, grande parte da população mora no campo devido ao trabalho com agronegócio. No entanto, os moradores sofrem com a falta de opções de transporte entre as áreas rural e urbana. O problema é uma das principais reinvindicações para a eleição municipal neste ano, que tem dois candidatos a prefeito e 87 a vereador. Atualmente, só há homens na Câmara Municipal e na Prefeitura.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Em 2022, quase metade dos empregos do município estavam ligados ao setor de agronegócio. Por isso, muitas famílias moram em sítios. Apesar disso, serviços de saúde, como a unidade de saúde e a farmácia popular, são na área urbana e o transporte até lá só é disponibilizado três vezes por semana.
De acordo com a dona de casa Carla Isabela de Pontes, consultas médicas precisam ser reagendadas quando são programadas para um dia em que o ônibus não funciona. Para ela, o transporte diário é essencial.
“Antigamente tinha de segunda a sábado. Agora só tem segunda, quarta e sexta-feira”, afirmou, em entrevista ao repórter Rodrigo Nardelli, da TV Tribuna, afiliada da Globo, na série de reportagens Retratos da Região.
Para o bairro de Vanessa Caetano, as linhas municipais só não funcionam na terça-feira. Em contrapartida, o horário durante os outros dias é extremamente restrito. “Poderia ter pelo menos duas ou três vezes ao dia. Só tem uma vez”, explicou, dizendo que, em casos de emergência, ela precisa procurar carona ou acionar um táxi.
Moradores de Sete Barras (SP) sofrem com buracos em estradas nas áreas rurais
Carlos Abelha/TV Tribuna
Estradas e emprego
As estradas da área rural também são problemáticas. Enquanto algumas são boas, outras possuem grandes buracos. A trabalhadora rural Maria Aparecida Teixeira explicou que o filho possui uma oficina mecânica e, por diversas vezes, precisa socorrer a vizinhança, que sofre com os veículos nos buracos. “Se quebra, ele socorre”, afirmou.
Na casa dela, vivem três gerações da mesma família. Porém, Maria lamenta a falta de oportunidades na cidade, que fez um filho e três netos se mudarem para Curitiba (Paraná). “Sinto falta, mas vou fazer o quê?”, disse.
Palmito
Um futuro melhor para Sete Barras pode vir da alimentação: o palmito pupunha. O produtor rural Wellington Buckel, por exemplo, viu a vida da família mudar desde a criação de uma fábrica do produto. “Mudou com um emprego para nós que gera renda para cidade e para nossa família também. Ajuda na economia do nosso município”, afirmou.
Palmito pupunha é destaque em Sete Barras (SP)
Carlos Abelha/TV Tribuna
Atualmente, 80% dos produtos que a fábrica corta e coloca em conservas é comprado de produtores locais, enquanto o restante é produção própria. O estabelecimento possui dez trabalhadores, a maioria da própria família. No entanto, já tem gente contratada, como a ajudante geral Fernanda Aparecida Aguilar da Silva.
Ela vive na cidade há 15 anos, mas acredita que, se não fosse o palmito, já tinha deixado Sete Barras. “Já teria ido embora tentar oportunidade em outro lugar, porque é o que move a nossa cidade são as fábricas de palmito pupunha, que emprega muitas mulheres”, afirmou.
Eleições
Atualmente, a Câmara Municipal de Sete Barras é majoritariamente masculina. Na última eleição municipal, nenhuma mulher foi eleita vereadora. No entanto, não há falta de interesse feminino, pois 36,7% das pessoas na disputa deste ano são do sexo feminino.
Ao todo, 32 dos 87 candidatos são mulheres, podendo mudar a realidade da Câmara. O mesmo não ocorre para a Prefeitura, que conta com somente dois candidatos: Italo Costa (PL) e Kiyoharu (PSD).
Os dois concorrentes estiveram na última eleição municipal. Na ocasião, Italo Costa saiu candidato à prefeitura, mas perdeu para Dean Martins, que ganhou em 2020 e 2016 com Kiyouharu como vice. Atual vice-prefeito, o representante do PSD completará 12 anos à frente da prefeitura caso seja eleito neste ano.
Retratos da Região
Esse conteúdo faz parte da série de reportagens ‘Retratos da Região’. A TV Tribuna, afiliada da Globo, percorreu 4.100 quilômetros para ouvir moradores das nove cidades da Baixada Santista e 20 do Vale do Ribeira.
O apresentador Rodrigo Nardelli e o cinegrafista Carlos Abelha viajaram por um mês para mostrar as características e problemas de cada cidade e, então, descobrir o que os moradores desejam para o futuro, pensando nas Eleições 2024.
A série ‘Retratos da Região’ é exibida no Jornal da Tribuna 1ª Edição, que começa às 11h45. A nova série estreou no dia 2 de setembro.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos