AirPods Pro: aparelho auditivo da Apple mostra como big techs apostam na saúde
O iPhone 16 foi o destaque do evento “Glowtime” da Apple, mas a novidade mais intrigante veio de uma atualização de software para um produto já existente: os AirPods Pro 2.
A Apple anunciou nesta semana que seus fones de ouvido AirPods Pro 2 se tornarão um aparelho auditivo aprovado pela FDA nas próximas semanas por meio de uma atualização de software.
Desta forma, adultos com perda auditiva leve ou moderada — que só nos EUA são cerca de 30 milhões de americanos, segundo a Food and Drug Administration (FDA) — poderão usar fones de ouvido da Apple para amplificar sons específicos que desejam ouvir melhor.
A FDA, órgão com atuação semelhante a da Anvisa no Brasil, concedeu a aprovação para a atualização de software que transforma os AirPods Pro 2 no que é considerado o primeiro dispositivo de software de aparelho auditivo de venda livre (OTC).
Michelle Tarver, do FDA, destacou que essa autorização representa um avanço na disponibilidade e acessibilidade de suporte auditivo para adultos com perda auditiva leve a moderada.
Leia mais:
- Brecha nos AirPods poderia deixar um hacker controlar o que você ouve
- Saiba quais são as diferenças entre os AirPods da Apple
- Meu iPhone vai receber Apple Intelligence? Saiba quais produtos vão receber a IA
A autorização do FDA para a venda de aparelhos auditivos sem receita, em outubro de 2022, facilitou a criação de uma nova indústria de dispositivos auditivos mais acessíveis.
Barbara Kelley, diretora-executiva da Hearing Loss Association of America, destacou: “O que é realmente empolgante sobre a Apple agora oferecer a funcionalidade de aparelho auditivo em seus AirPods é que estamos vendo uma inovação tecnológica acessível a um preço razoável e integrada em um produto amplamente popular”.
Como usar os AirPods Pro como aparelho auditivo
- Para utilizar a nova funcionalidade de saúde auditiva da Apple, é necessário ter um par de AirPods Pro e um iPhone.
- A Apple desenvolveu um teste auditivo acessível através do aplicativo Configurações.
- O processo começa verificando se os fones de ouvido se ajustam corretamente nos ouvidos do usuário e, em seguida, reproduz uma série de tons durante aproximadamente cinco minutos. O usuário deve tocar na tela sempre que ouvir um tom.
- O teste cria um perfil personalizado que mapeia as frequências e os volumes que o usuário pode ter dificuldade em ouvir, e esse perfil é armazenado no aplicativo Saúde.
- Com base nesse perfil, os AirPods Pro podem ser ajustados para funcionar como aparelhos auditivos personalizados.
A Apple garantiu que o teste é cientificamente válido, apoiado por dados coletados de seus aplicativos de detecção de ruído e por um estudo com 160 mil participantes, iniciado em 2019. Em um vídeo promocional, a empresa ilustrou a nova funcionalidade mostrando uma mãe usando os AirPods para ouvir melhor seu filho durante uma festa de aniversário. Veja abaixo, a partir dos 37 minutos do vídeo:
O post AirPods Pro: aparelho auditivo da Apple mostra como big techs apostam na saúde apareceu primeiro em Olhar Digital.